Quando o Pokémon não evolui

3 Flares 3 Flares ×

Ash e Charizard Pokemon

Por: M. Barreto

Esse meu jeito de viver/ ninguém nunca foi igual/ a minha vida é fazer/ o bem vencer o mau”. Logo após essa frase somos apresentados a um mundo alternativo onde pessoas convivem com formas animais superpoderosas chamadas Pokémons capazes de sofrer uma evolução instantânea tornando-se ainda mais fortes. São criaturas que sob a tutela de treinadores se tornam combatentes em famosos torneios  Conhecemos também Ash Ketchum um garoto de 10 anos que inicia sua jornada pokémon com seu Pikachu, um roedor elétrico capaz de dar choques de até 10000 volts e com o sonho de se tornar o maior Mestre Pokémon de todos. Unem-se a eles Misty, uma garota treinadora de pokemons aquáticos meiga, mas meio mandona e Brock, um criador das criaturas de Pedra que se apaixona por todas as mulheres bonitas da série.

Brock foi o primeiro grande desafio de Ash e Pikachu, pois ele era um treinador de Ginásio pokémon. Para tornar as coisas mais simples de entender, os treinadores pokémons têm que enfrentar líderes de Ginásios para assim conseguir insígnias, e ao juntar oito delas participarem da Liga Pokémon, um torneio que lembra muito as Olimpíadas. Então Ash derrotou Brock e os dois se tornaram amigos (coisa muito comum nos animes). E nesse ínterim aparece a Equipe Rocket, uma organização que busca capturar pokémons raros, representados pelos cômicos humanos Jesse e James e pelo pokémon Meowth (leia-se Miau), um pokemon falante tentando capturar Pikachu após ver que seu choque é tão forte que vence a vantagem dos pokemons de pedra em relação aos tipos elétricos. Com o passar do tempo Ash captura novos Pokémons como Caterpie, Pidgeotto, Bulbassauro, Squirtle e Charmander.

As aventuras se sucedem, Ash enfrenta treinadores em amistosos, nos ginásios e também a Equipe Rocket por diversos emocionantes episódios, cheios de pequenas reviravoltas e tramas simples, mas envolventes. Vemos Caterpie, uma lagarta se encasular em Metapoid e depois virar a borboleta Butterfree. Também o meigo e fiel dragãozinho-vermelho-com-fogo-no-rabo (literalmente) Charmander evoluir ao invocado Charmeleon e depois ao poderoso Charizard, que seria o pokémon mais forte de Ash, mas também igualmente rebelde (é o Vegeta/Ikki/Hiei de Pokémon).

Ash chega à Liga e é derrotado quando já estava nas partidas finais da competição. Nada mais justo, visto que ele ainda não era um mestre pokémons, faltava-lhe amadurecimento e maturidade para vencer. Mas dali a quatro anos haveria outra Liga e então quem sabe Ash não estaria pronto. Fato curioso nos animes e mesmo em séries live-action é que nos podemos acompanhar a vida e o crescimento de nossos jovens heróis e nos identificarmos com eles quer  porque estejamos crescendo, quer lembrarmos muito bem de como foi essa fase da vida.

Todavia, com mais de 10 temporadas, Pokémon não evoluiu! Ash ainda tem 10 anos e continua perdido em alguma floresta, eventualmente lutando contra algum treinador e sempre enfrentando a mesma Equipe Rocket. Tentaram adicionar centenas dee novos Pokémons aos 150 originais, trocaram as roupas de Ash e lhe deram novos amigos como se isso melhorasse as coisas. Mas se você assistir Pokémon hoje, verá a mesma coisa que há 12 anos atrás só que menos original. Ash ainda não se tornou um mestre Pokémon, Misty está mais apaixonada por ele do que nunca e nem um beijo rolou, Brock estuda os monstrinhos há anos e ainda parece não saber nada. O Pokémon não evoluiu!

O resultado é que dificilmente se encontrará um fã que tenha resistido a 10 anos de mesmice e ainda assista o anime fielmente, diferente de outros animes como Cavaleiro do Zodíaco e Dragonball que já possuem 20 anos de estrada e continuam com suas legiões de fãs em franca expansão. O segredo da longevidade está na versatilidade e evolução, um tema recorrente na série que, todavia, parece ter sido aplicada apenas às criaturinhas, mas nunca ao anime.

Um bom exemplo de como Pokémon podia ter evoluído foi o primeiro filme da série, onde Mewtwo (Dublado por Guilherme Briggs), um clone evoluído e melhorado de um pokémon psíquico lendário, se revolta contra os criadores e resolve mostrar ao mundo que os clones também querem seu lugar ao Sol. Uma temática mais séria e adulta com abordagens muito interessantes durante toda a película sobre clonagem, preconceito e superação garantem o seu ingresso ou o aluguel do DVD num raro momento em que um filme fica melhor que o original.

Bem, Ash não se tornou o maior Mestre pokémon de todos, não se casou com Misty, não teve um filho chamado Brock e não derrotou o líder da Equipe Rocket usando um ataque combinado de Pikachu e Charizard (não estou viajando muito nessa parte, esses dois já lutaram juntos no terceiro filme que é bem legal de se ver), mas Pokémon ainda está por aí e talvez fique por muito tempo enquanto existam crianças de 12 anos que o assistam. Contudo, espero um dia ligar a TV e ver Ash com 30 anos com um Pikachu de orelhas brancas falando a seu filho dos  mais raros Pokémons de sua jornada.

Adicione-nos no YoutubeFacebookTwitter e Google plus. Entre também no grupo HEROPOWER!

Leia Também:

Vaza Vídeo das Filmagens do Novo Homem Aranha

Sailor Moon S em DVD – Lançamento exemplar!

ThunderCats remake: Veja um incrível trailer da animação!

Acervo: YYH – Tema do Funeral de Yusuke!

Tengen Toppa Gurren Lagann

3 Flares Twitter 2 Facebook 1 Google+ 0 3 Flares ×

Comentários

Quando o Pokémon não evolui — 23 Comentários

  1. Eu adoro desenho japonês, quando era pequeno eu era mais novo eu tinha a coleção de Tazo do Pokémon. Eu gostava muito do desenho, mas dava raiva que os Pokémons do Ash, nunca evoluiam, sempre ficava na mesma monotônia. Outro dia eu parei para assistir, para ver o que tinha mudado, mas para minha surpresa, nada tinha mudado.
    O enredo é bom, dá para melhorar.

  2. Eu não acho q mudou mta coisa mas pelo menos os pokemons estão evoluindo e anteontem eu vi o mewtwo o lendário pokemon.Mas pelo menos gosto de ver pokemon o melhor desenho q eu já vi.

  3. hehe

    Muito legal o texto.Seria interessante ver o Ash depois de algum tempo lá com seu filho,falando sobre sua jornada,sendo o pai que Giovanni não foi pra ele.Porém,acredito que essa cena nunca chegue a acontecer,pois acredito(como a maioria) que o anime foi feito pra atingir as crianças,o que não impede os adultos de gostarem.Já digo isso por mim,que sou fã de Pokémon desde que o anime estreou na TV,por volta de 1999,quando eu tinha 7 anos,e hoje,com 16,sou tão fã da série quanto antes,pois ela contém a dose certa de humor e seriedade.

  4. Acho q a série apesarde ser monotona é muito interessante, quanto ao fato dos pokemons do ash não evoluirem não é bem assim.
    A chikorita evolui, alguns com a squirtl e o bulbasaur preferem não evoluir.
    O ash pode não ter os pokemons mais raro mais ele vai ter um lucario.
    Os pontos negativos é q apesar do ash encontrar duas garotas q gostam dele ( a mist e ums lider de ginasio) realmente acho q ele não vai ficar com nenhuma principalmente pelo fato de q na série ele tem eternamente 10 anos.

  5. realmente eu adoro pokemóm tb mais to de pleno acordo com esse seu post

  6. O Pokemon Ta Mesmo Muito Repetitivo Que Nem Da Vontade Mais De Assistir Se Bem Que Em 2 Temporadas O Ash Tem Ficado Apenas Com Um Dos Tres Pokemon Iniciais Dando Oportunidade Do Brock Também Desfrutar Em Ter Um Pokemon Diferente E Isso Da Outros Animos Pra História e Também Acho Que Pokemon Deveria Ter Um Protagonista Diferente A Cada Temporada.

  7. eu sou muito fã do pokemon,eu poderia assistir todos os dias mais não da
    pokemon foi o MELHOR anime que eu ja assisti.
    E o motivo de não dar para assistir pokemon é porque não passa mais na rede TV! que droga!

  8. Eu tenho 30 anos e sou fã de pokemom a 10, quando comecei a enjoar da série, veio a liga joto com lindos pokemóns e ótimas histórias mas me desapontei quando ele perdeu, realmente é sempre igual,o ash sempre perde os campeonatos mais importantes que participa, será que um dia vamos ver ele ganhar alguma coisa que preste e melhor, usando o pikachu, que só apanha e o charizard, meu pokemom favorito?
    Alguém pode também me dizer o que aconteceu com o togepy, ele evoluiu???

  9. “Na viagem para Hoenn, o Togepi da Misty evolui para Togetic e se despedem no Reino da Miragem nos episódios A Princesa e o Togepi e A Miragem de Togepi.”

    Foi o que eu soube, não assisti esses episódios.

  10. o pior anime. todo episodio e igual e as lutas sao um lixo.
    o cara vai faze alguma coisa e aparece a equipe rocket. ele vence e eles vao pra otra cidade.
    anime chato

  11. Pokémon com certeza tem a melhor temática que já vi…A idéia central de pokémon é mega original, e não é a toa que foi ridiculamente copiada por diversos estúdios, tais como Digimon, Medabots, e outros lixos que por mais que tentem nunca conseguirão alcançar a mesma essência…Mas é notável que os jogos tomaram a linha de frente, pois mostram muito mais o que realmente é o mundo pokémon do que o anime de hoje…É certo que a vida pessoal dos treinadores deveria ser bem mais explorada, e isso acontecia nos episódios antigos. Também é certo que a evolução da história parece não chegar nunca e isso tornou o anime repetitivo e caduco, mas acho que a chama pokémon não vai se apagar tão fácil…E não só aposto em um dia ver Ash adulto concluindo sua jornada, como tambem espero ver um dia um anime completamente novo, com um outro treinador principal, espisódios mais maduros e uma cronologia melhor, pois consigo fazer isso facilmente nos meus RPGs de pokémon, e tenho certeza que com essa idéia tão maravilhosa de Satoshi Tajiri, um traço mais legal e um enredo foda, o sucesso seria triplo!

  12. Pingback: Jornada Pokémon em Live Action!? « Herói X

  13. Pingback: [Imagens da semana] – Batman e Coringa, Jor-El e Seleção Japonesa de Futebol « Herói X

  14. Quando era mais novo até que curtia e muito Pokemon (como toda criança). Mas como nosso amigo disse, Pokemon caiu na mesmice, você pode perder não uns 3 episódios, mas uma temporada inteira e voltar a ver que nada terá mudado. Eu sinceramente não consigo mais ver, é sempre EXATAMENTE a mesma coisa! Achei o título do post perfeito! Pokemon não evolui!
    Até Digimon que tinha uma temática um pouco parecida (um pouco) conseguiu avançar nas histórias, criar novas tramas, mas Pokemon… foi uma decepção para seus primeiros fãs.
    Mas quem sabe alguma alma caridosa não se toque e resolva criar uma teporada nova algum dia com o Ash mais crescido e amadurecido (finalmente), com uma história mais séría e interessante (concordo com a opinião sobre o filme do Mewtwo) e vilões que sejam vilões de verdade, que sejam realmente maus e imponham algum respeito, com lutas de prender o fôlego como a do já mensionado filme do Mewtwo ( o que não foi muito visto nos outros filmes), devolvendo assim a glória a esse anime clássico que fez parte da infância de tantos de nós.

  15. Com a onda de remakes pelo mundo afora, Pokémon podia também ganhar um remake, contando com um tom mais maduro.
    Até porque é um anime de rinha de animais! Isso merece um anime minimamente dark.

  16. Ainda lembro do meu primeiro game boy com a versão amarela do pokemon. Putz!!! Era viciante.

  17. verdade Pokemon sempre fica na mesmice, quando me animo com uma temporada nova vejo que é a mesma coisa o Ash sai mais o pikachu encontra novos companheiros de viagem( que na maioria das temporadas são meninas), captura pokemons novos que em cada temporada são adicionados mais alguns novos , ele aparece com uma nova roupa, batalha nos ginasios vai para a liga e sempre perde e assim susessivamente.
    queria tanto ver o Ash adulto ou até com o visual diferente, nunca beija a misty(acho que pokemon também deveria ter uma parte romantica) a misty adulta também com novo visual e etc!
    ou até o ash com um novo pokemon em vez do Pikachu sempre leva o pikachu, pikachu, pikachu nunca muda, em fim!
    e eu acho que a misty deveria voltar a alguma temporada já que ela só fica no ginasio de cerulean ( ao contrario da may e dawn que vão para outras regiões) e ela deveria se casar com ele sei lá, alguma coisa assim uma temporada com os filhos deles !
    quando o ash vai vencer alguma liga?

  18. Pokémon não evoluiu no anime…mas os jogos (apesar deles cagarem com alguns designers de certos pokémons,como um pokémon “vela” e outro que é um “sorvete”mas isso até que é aceitavel,visto que eu não tenho mais 11 anos de idade,afinal na minha época existiam pokémons feitos de mala,com aparência de poké-bola e ferraduras) evoluiram e bastante!além de serem mais “adulto” que o anime..um bom exemplo disso é as versões “black/white/black2/white2)onde existe a equipe plasma,uma equipe que tem o ideal de “libertar” os pokémons dos humanos..levantando uma questão que foi polêmica na era de ouro de pokémon,como instituições de proteções aos animais alegarem que pokémon era um incentivo para as crianças “maltratarem” os animais e etc…
    Um ponto interessante que você citou é a respeito dos filmes…o que é verdade,não só com o filme do mewtwo,mas todos os filmes de pokémon são mais “maduros” que o anime original!

    O que acontece é o seguinte:todos se espelham no anime e esquecem os jogos e o mangá( que inclusive foi desenhado ou escrito por um dos criadores de pokémon.o mangá “Pokémon adventures”),ai pokémon acabou ficando com essa cara de “coisa de criança”.
    Tem momentos no jogo/mangá que chega a ser mais violento que digimon! e eu não falo só de violência..mas num todo,trama,ação,cronologia e etc! deem uma olhada no mangá e vejam por si mesmos! vocês vão esquecer o anime!

    jogo>>>>>>>>>>>>>>mangá(pokémon adventures)>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>anime

    isso é fato!

    O que o pessoal devia fazer era substituir o Ash e colocar os personagens do jogo!
    quem assistiu os trailers promocionais de black2/white2 sabe que pokémon tem muito mais potência do que aparenta! podendo que sabe té virar uma “febre” novamente!
    em 5 min o personagem de b2/w2 foi mais “badass” que o Ash foi em 15 temporadas!

    Mas enfim,pkm sempre vai estar em nossos corações ioeheioheoiehiehieohie
    e eu sempre vou jogar enquanto a nintendo lançar os jogos!

  19. Só corrigindo o leitor Raphael:
    Digimon veio PRIMEIRO que pokémon!
    isso no oriente,claro.
    Digimon foi originado de um mangá,onde a história não tinha muita coisa a ver com o anime e os protagonistas eram outros.

    e na boa…Pokémon e Digimon são coisas distintas!
    ninguém copiou ninguém…
    vcs sabem que os japoneses trabalham sempre pensando em uma linha de raciocinio…pro isso existem os mangás shonem/shoujo e blablablabla

    e os shonems quase sempre envolvem temáticas que vai atrair a molecada!como torneios,a busca por ser o mais forte de todos,realizar um sonho,amizade sempre não importe o que aconteça,batalhas,nunca desistir e blablablabla

    qualquer otakuzinho que se prese sabe disso.

    :D

  20. Pingback: Imagens da Semana 34 – Harry Potter: Hogwarts segura, Neville pokemon e a morte | Heroi X

  21. Pingback: HEROVIDEO 24: Abertura de Digimon com Pokemons! | Heroi X

Com a palavra você está