Google

Grande Mestre de Cavaleiros do Zodíaco: Desvendando o mistério

O Grande Mestre do Santuário, o homem mais próximo de Atena e o personagem mais confuso de Cavaleiros do Zodíaco. Tudo graças a uma invenção da TOEI Animation, Ares.

Depois de muito ver em fóruns e conversas que os fãs de Saint Seiya ainda estão com problemas para entender o mistério da morte do Grande Mestre, decidi que era hora de colocar tudo em jarros limpos (sim, ainda estou zoando o novo Camus de Aquário em Lenda do Santuário!).

Grande Mestre do Santuário Saga vestido de Ares do bem
Grande Mestre do Santuário Saga vestido de Ares em sua versão boa

Primeiramente, temos que saber que a história do mangá e do anime são diferentes.

A versão original em Saint Seiya

No mangá é tudo muito simples e direto. Shion de Áries sobreviveu à Guerra Santa anterior (história vista em The Lost Canvas) e se tornou o Grande Mestre. 243 anos depois, Quando Saga de Gêmeos desenvolveu sua face má, 13 anos antes da história de Saint Seiya começar, ele mata o envelhecido Shion. Saga se apodera de suas vestes e nome, tentando matar o bebê Atena, sendo detido por Aioros. Ou seja, no original quem entrega a armadura de Pégaso para Seiya é Saga.

Grande Mestre do Santuário Saga vestido de Ares maligno
Grande Mestre do Santuário Saga vestido de Ares tomado pelo lado maligno

A TOEI: Anime e em História lateral

Começando pela história lateral para ficar mais fácil. Num mangá de História Lateral lançado com base no anime, Shion possuía um irmão (provavelmente de consideração) chamado Ares (traduzido erroneamente às vezes como Arles) que era seu servo direto, provavelmente o cavaleiro de prata de Altar. Depois do anúncio de que Aioros seria o sucessor de Shion ao invés de Saga, um inimigo misterioso ataca Ares e é repelido por Aioros e Shura de Capricórnio. O inimigo, obviamente Saga tomado por sua face maligna, retornou mais tarde, quando Ares se encontrava sozinho e o mata com facilidade tomando seu manto e esconde-o em Star Hill.

Veja também:  Os cavaleiros do Zodíaco - Gemini: cap 2 - Destino
Grande Mestre do Santuário Shion
Grande Mestre do Santuário, Shion de Áries

No anime, Shion morreu de causas naturais (ou Saga o mata, de acordo com o Episódio Zero) depois de já ter dado a armadura de Pégaso a Seiya no primeiro episódio de Cavaleiros do Zodíaco e possuía o elmo amarelo. Seu irmão, Ares é quem assume o manto de Grande Mestre em seu lugar usando o elmo vermelho. Este Ares já é Saga que havia matado o verdadeiro jovem Ares há 13 anos. Sua face má ficou encubada por todo o tempo, pela força de vontade de Saga, porém com a morte de Shion, sua maldade é liberada. Mais tarde, nós vemos que Marin encontra um corpo jovem em Star Hill sem as duas pintas na testa, marca dos Lemurianos como Mú de Áries, Kiki , Yuzuriha e Shion, uma raça de humanos especiais capazes de viver longos períodos, que tem facilidade com telecinese e são descendentes dos construtores das armaduras do zodíaco. O corpo que a amazona de águia encontra é o de Ares.

Ares morto em Star Hill
Ares morto em Star Hill

Importante salientar que, como disse, Shion era o Grande Mestre que usava elmo amarelo, enquanto saga é o grande mestre do elmo vermelho. E é assim que fica fácil distinguir os dois!

Espero ter ajudado com esta confusa questão sobre o Grande Mestre.

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube, Instagram e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia Também:

Shurato – Anime Clássico sobre Cavaleiros de Armadura

Final Naruto mangá: Notícias e o adeus ao jovem Ninja!

Goku vs Superman: O encontro de dois mundos

Yu Yu Hakusho: o anime perfeito

Cavaleiros do Zodíaco: Bandai fará armaduras em tamanho real!

  • Um pequeno erro meu amigo que não posso deixar de ressaltar, no proprio anime la na saga de Hades, qndo Dohko chega para enfrentar Shion ele diz as seguintes palavras: “Shion, antigo mestre do santuário que foi morto na rebelião de Saga!”,ou seja, ele não morreu de causas naturais não, msm na história criada pela toei, ou então Dohko não diria tais palavras!

    Ps:Cdz é meu anime favorito mas,é repleto de furos na história!

  • Adinan Perassol

    Agora consegui entender, e vou conseguir explicar para alguns conhecidos meus essa história que até mesmo eu me perdia.

  • Luiz Carlos, eu tenho duas explicações para isso:
    1. O Dohko diz que Shion morreu na época da rebelião de Saga, mas não diz que foi assassinado por Saga.
    2. A saga de Hades é baseada mais no mangá do que no anime. Tanto é que há aquela lembrança do Camus treinando o Hyoga, excluindo o Cavaleiro de Cristal, entre outras coisas.

  • Concordo 100% com o Dr Maurício… A saga de HADES eh 100% Mangá…. Ela foi feita ignorando as mudanças (desnecessárias) do anime… A explicação do post está fantástica… Lembro que quandro criança, cheguei a pensar inclusive q Saga, Kanon e Ares eram trigêmeos,… Mow viagem..! Tamanha enrolação, pra uma criança de 10 anos

  • João Rodrigues

    A saga de Hades foi feita ignorando as diferenças animexmangá. Além da que o Júlio citou ainda há o fato do Hyoga estar cego de um olho e o Shiryu, dos dois. No fim da saga de Poiseidon no anime, os dois aparecem curados. E o elmo do Shura como espectro é baseado no do mangá e não no capacete da armadura de ouro de Capricórnio como no desenho japonês.

  • Tem uma falha ai: quem tentou matar a Athena no anime com a mascara vermelha? pois se o Shion foi quem deu a armadura para Seiya e logo apos morreu, na época da tentativa de assassinato de athena seria ele e não Saga.

  • Aquele era o Saga vestido de Ares! Ela já o tinha matado e assumido seu lugar!

  • Exatamente João!

  • wesley

    Saga mata ares de altar braço fireito de shion e se passa por ele , tenta matar athena quando ela era um bebê porem ela é salva por siolos , shion entrega a armadura a seiya , shion(grande mestre) morre por causas naturais e seu braço direito ares de altar ( que já era o saga de gêmeos com seu lado maligno ) vira o grande mestre e usa um elmo vermelho e é chsmado de ares pois acham que ele é ares de sltar um cavaleiro de gêmeos.

  • wesley

    Corrigindo meu comentário anterior , ares de altar braço direito do grande mestre ( shion de ares ) é morto por saga de gêmeos , shion ( o grande mestre) entrega a armadura de pegasus ao seiya e shion morre por causas naturais . Ares de altar que já é saga com seu lado maligno vira o grande mestre e usa um elmo vermelho ele é chamado de ares pois todos os cavaleiros acham que ele é ares de altar um cavaleiro de prata. Desculpe pelo comentário anterior digitei muito rápido.

  • Corrigindo acima as duas primeiras fotos de saga ele ta na forma maligna pois quando ele é o bondoso saga os cabelos dele ficam azuis e não cinza como mostra a primeira foto!

  • Thiago

    Muito bem, estao todos de parabens me ajudaram muito a tirar essa pulga de traz da orelha, mas a minha GRANDE duvida ou melhor, “curiosidade” e… quem se tornou mestre do santuario depois de Saga???

  • Cara é impossível shion entregar a armadura de pesagus,pois seja só foi para o santuário após ser adotado pela fundação kido . Nesta época saori já estava fora do santuário e saga já estava no lugar do grande mestre.
    Saori foi criado ainda criança com seya , depois foi para o santuário ser um cavaleiro .
    Como shion entregou a armadura a ele se já estava morto ??

  • Armadura de altar não tem cavaleiro nessa era , está perdida depois da morte dos gêmeos na guerra santa . nunca teve ares de altar .

  • Daniel

    Só uma coisa ficou confusa, não disse qdo Shion passa o posto para Ares, e quem dá armadura para Seiya não é Ares ? ..lembro que Seiya diz que foi o Ares que lhe deu a armadura em algum ep dizendo que ele era bom e talz

  • Zezildo, como diz na matéria existem duas histórias: a do mangá e a do anime. No mangá, quem entrega a armadura para Seiya é Saga. No anime, quem entrega a armadura para Seiya ainda é Shion.

  • No anime, Ares toma o posto de Grande Mestre depois do Shion ter dado a armadura para o Seiya. Então, Seiya diz que o Grande Mestre era um homem bom, ele não diz Ares.

  • dr. Mauricio barreto me explique uma unica coisa que ainda não se em caixa é a entrada da saga de Armagedom ela não esta muito bem entrando no contesto até as armaduras / de pois das batalhas nas doze casas e a recuperação das armaduras as armaduras receberam o sangue dos cavaleiros de ouro e mudaram de forma ai rolou a treta na batalha de asgard seguida de Poseidon logo a pois a toei lançou a saga de Armagedom pois percebi que eles estavam utilizando a primeira forma das armaduras e no logo mais aparecem os guerreiros deuses o os irmãos frey e freya disseram que eram os novos guerreiros deuses que selecionaram depois do incidente para com hilda / essa parada é filer ou tem uma historia paralela envolvendo tudo isso

  • “Traduzido erroneamente como Arles”. NA VERDADE é traduzido ERRONEAMENTE COMO ARES. O próprio produtor da série já afirmou que o nome é realmente ARLES, em homenagem ao filósofo grego Aristoteles (ARistóteLES). Lembrando que a fonética japonesa desconhece o som do ‘L’, o que fazem puxar no ‘R’. exemplo são os nomes erroneamente dublados puxado no R como Milo, Aiolia, Aiolos. Podem ver no próprio japonês que falam ‘Gordo Seinto’, ‘Manigordo’ e afins.
    Erro está em chamá-lo de ARES.
    O correto é ARLES!

  • Na verdade, a relação de Ares não é com Aristóteles, mas com o Deus Ares mesmo. Tanto que no Episódio G, Saga comenta que estava prestes a se tornar igual à Ares, o Deus da Guerra.

  • Cara, esses filmes e OVAs especiais são fillers mesmo! Não fazem parte da cronologia oficial do anime!
    Mas tecnicamente, A Batalha dos Deuses (Asgard) se passa após a Batalha de Asgard e A Batalha do Armagedon seria após a derrota de Poseidon e antes de Hades.

  • Não, não é Ares. Como disse, palavras do próprio produtor da série animada.
    “Takao Koyama, principal escritor da série animada Saint Seiya até o fim da Saga Santuário e do filme a “A Grande Batalha dos Deuses”

    Brian Loja (Peru): Por que você escolheu o nome “Arles” ao Papa?

    Eu liguei e Aristóteles, o filósofo da Grécia antiga. (Ar) istóte (les) = “Arles”. Porque no trabalho original ainda não tinha explicado totalmente o tema do Grande Mestre no momento inicial do anime, quando fizemos a imagemera completamente inconsciente de que foi Saga de Gêmeos e vamos fazer tudo para que provisório, até mesmo o nome do Pontífice.

    Nunca foi ‘Ares’, sempre foi Arles. Como expliquei acima, o ‘L’ gamhopu força de ‘R’ na fonética japonesa. Além do mais. EpiG é uma cronologia alternativa, uma nova interpretação que não condiz com anime. São linhas cronológicas diferentes. Quer contrariar o redator do anime?

  • No anime quem entrega a armadura até poderia ser o shion. Mas a Toei colocou outro furo na história. No próprio anime quando a Marin fala q encontrou o corpo do mestre. Ela também fala q ele está morto há mais de 10 anos.

  • Então, porque o corpo estirado era do Ares! O irmão mais novo de Shion.

  • Akacrust

    Gente, as coisas são bem simples:

    No Amine: saga mata área, assume sua identidade, quando a reencarnação de Atena aparece no santuário ele tenta mata-la ( ainda na identidade de ares), aiolios salva Atena, shion ainda é mestre no santuário, as investidas do santuários contra saori começam treze anos depois, logo entendesse que ares começa a ataca-la após assumir o lugar de shion. Por isso demora tanto para ele tentar mata-la novamente, ele espera se tornar o grande mestre para ter controle sobre os cavaleiros. Quando o seya recebe a armadura de pégasus ele é bem mais novo do que quando entra na guerra galática, então foi o shion realmente que lhe entregou a armadura de pagasus. Após receber a armadura seya foje do santuário. Como o santuário é um local reservado ( acredito que seya não recebia mais informações de lá) o que explicaria ele não saber que shion morreu e que há um novo mestre no santuário, o que justifica ele estranhar a conduta do ( novo ) mestre pois ele ainda acha que shion é o mestre, por isso diz que o mestre não era assim e que ele ( mestre shion) era um homem bom. Existe sim sim umas misturadas e falhas na versão do anime , porém as coisas não são tão sem pé nem cabeça, como parecem.

  • Akacrust, o Seiya recebe a armadura de Shion no mesmo ano em que ele participa do torneio. Na verdade, a Guerra Galáctica já estava rolando quando isso acontece. Seiya disse que Ares era uma pessoa muito boa. E durante os anos em que Saga dominou a face má, ele realmente deve ter se esforçado para ser um líder junto de Shion.

  • Alberto

    Thiago,

    o mestre ancião (Libra) que se tornou mestre do santuário. Não lembra uma vez que Aiolia (Leão) queria ir ajudar os de bronze na saga do Poisedon? E o Mu (Aries), disse que o mestre ancião não queria?

    Quem deveria ser o mestre do Santuário depois de Shion / Arles, o Shaka de Virgem!