Google

Capitão América 2: Soldado Invernal é fenomenal!

“Achei que punição vinha depois do crime. Isso não é liberdade, é medo.”  Steve Rogers.

A cada ano que passa, a Marvel expande e reafirma seu universo cinematográfico com novos filmes e historias. Não é à toa o medo da concorrentes DC em acelerar seu processo de produção para novos filmes. A Marvel está criando uma linha de qualidade inquestionável a cada produção e se superou com o lançamento do novo filme do herói americano, Capitão América 2: O Soldado Invernal.

Capitão América 2: O Soldado Invernal poster com Roger, Fury e Viúva negra

Particularmente não fui um fã do primeiro filme do Capitão América e não estava tão ansioso com a nova produção, mas comentários de amigos me fizeram ir o mais rápido possível ao cinema. Não me arrependo. O filme, em suma, é grandioso! Saí da sala louco com tanta informação do universo Marvel, pode ser que tenha passado alguma coisa, mas fiquei concentrado em tudo do filme para tentar não perder nada.  Alguns espectadores ficaram comentando: “Esse filme é melhor que os Vingadores!” Eu tenho minha consideração e após o texto deixarei claro qual é.

Na sequência de Capitão América: O primeiro Vingador, Steve Rogers (Chris Evans) segue atuando como um soldado, mas agora trabalha diretamente para a S.H.I.E.L.D. Logo nos primeiros minutos do filme temos uma missão de resgate em alto mar e podemos ver que as habilidades de Capitão são bem maiores do que foram mostradas no primeiro filme e n’Os Vingadores. Aqui o foco é sua luta por entender um novo tempo e descobrir seu lugar ao Sol.

O começo já deixa claro o incomodo que Rogers tem em seguir as ordens da S.H.I.E.L.D., liderados pelo enigmático Nick Fury (Samuel L. Jackson). Segredos por trás de segredos sempre foram o forte do chefe da organização, mas essa atitude tem criado um confronto direto entre Fury e Rogers.  É descoberto que por trás da “missão de resgate” existia a missão verdadeira, no qual a linda Viúva Negra (Scarlett Johansson) sabia dos planos, ou pelo menos parte deles.

Nick Fury desconfiava que a S.H.I.E.L.D. tinha sido corrompida e seus temores estavam coretos. Em um ataque violento ele é ferido e logo mais tarde sofre um atentado o levando a “morte”. A H.Y.D.R.A havia sobrevivido por todos esses anos escondida dentro da S.H.I.E.L.D. planejando seu ataque. Para descobrir e impedir o que iria acontecer, Capitão América e Viúva Negra se unem ao soldado aposentado conhecido como Falcão (Anthony Mackie) e partem para coletar informações.

Veja também:  Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário - Confira a Ficha Técnica dos Personagens

O interessante da Marvel é que não temos historias repetitivas. Cada personagem tem sua característica e historia que acrescenta muito no enredo. Em Capitão América 2 não temos nada de cósmico como foi em Os Vingadores, mas esse fato não desmereceu o filme, ao contrario o tornou singular dentro desse universo criado. Temos um filme de guerra, sobre um soldado, um espião e é assim que o filme se desenvolve.

Capitão América 2

Umas das melhores cenas de luta ficam a cargo do Capitão América e o vilão/antigo aliado Soldado Invernal (Sebastian Stan). A coreografia de luta somada a fotografia do filme da à impressão de cenas rápidas e uma luta de golpes de impacto. Apesar das lutas serem corpo a corpo, não falta rajadas de bala pra cima do Capitão e seu escudo voando na cabeça dos vilões.

Como já é marca registrada na Marvel, o filme é recheado de ação e humor, o roteiro foi muito bem, pra não dizer perfeitamente escrito, nada ficou jogado no ar ou sem necessidade (exceto por uma anotação especifica, logo mais abaixo falamos dela).

Como todo filme da Marvel, as cenas pós-créditos já fazem parte do ritual de passagem entre os filmes. Nesse filme em questão, temos duas cenas. Uma logo após o encerramento animado, e a outra só depois dos milhares de créditos do filme.

Na primeira cena, como já divulgado na internet antes mesmo do filme lançar, vemos o Barão Von Strucker (Thomas Kretschmann), conversando com um de seus liderados. Ele caminha por um esconderijo até o Cajado de Loki. Faz todo o sentido, o Barão estar com o Cajado, tendo em vista que a H.Y.D.R.A estava infiltrada na S.H.I.E.L.D. Ao final da cena ele diz que é hora de “ativar” os gêmeos, os milagres. A câmera finalmente mostra os irmãos Pietro (Aaron Taylor-Johnson) e Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen), consecutivamente Mercúrio e Feiticeira Escarlate, filhos do Magneto.

Veja também:  Hobbit - O Filme: Peter Jackson lá e de volta outra vez

A segunda cena mostra Bucky indo ao museu do Capitão América e vendo o artigo sobre seu passado. Isso afirma que sua memoria está voltando!

mercuiro_feiticeira_escarlate_vingadores

É importante ressaltar que esse filme apresenta uma grande variedade de referências, tanto do universo Marvel, como um especial fora desse universo.

E aí, você percebeu!?

Durante todo o filme podemos perceber referências ao universo da Marvel. Os mais citados foram Tony Stark e Bruce Banner. Outros nomes foram aparecendo conforme a trama se desenvolvia e descobrimos que Peggy Carter foi uma das fundadoras da S.H.I.E.L.D e que os pais de Tony Stark foram assassinados pelo Soldado Invernal. (Quem sabe uma luta futura entre o Homem de Ferro e o Soldado).

Uma referência aparece logo no inicio do filme. Ela não é de fato sobre a Marvel, mas achei interessante porque o Estúdio colocou essa cena regional, ou seja, em alguns países era diferente. Confira:

Lista dos Estados Unidos

Lista dos Estados Unidos

 

Lista do Brasil

Lista do Brasil

E é exatamente aqui a minha única indignação do filme. Por qual motivo um soldado congelado durante anos iria querer saber da Xuxa? Quem foi que indicou isso? Rs!

Outra referência, na verdade uma participação, é do mestre Stan Lee. Mais uma vez ele faz sua ponta característica nos filmes da Marvel. A cena em questão é justamente quando o Capitão vai roubar seu uniforme antigo. Essa cena foi super divertida!

Outro personagem da Marvel que aparece, não necessariamente formado, é o agente da STRIKE, Brock Rumlow (Frank Grillo), que nos quadrinhos é nada mais que o Ossos Cruzados. Se você reparou bem, Rumlow é resgatado vivo no fim do filme totalmente queimado, essa é a justa maneira de fazê-lo colocar sua máscara.

Outra cena que faz amarrações com os outros títulos do estúdio é justamente a que contem o Senador Stern. Não tem como se esquecer dele pela cena cômica no final de Homem de Ferro 2. Stern fazia parte da organização H.Y.D.R.A, o que explica o desespero em fazer com que o Stark entregasse a tecnologia Homem de Ferro. Está tudo ligado!

Veja também:  Marvel e DC Comics: A rivalidade através das Eras dos Quadrinhos

Senator_Stern_iron_man_

Uma cena, contém um informação muito interessante para a estrutura física d’Os Vingadores. Mas ela se resume assim: Piscou, perdeu! Quando a arma da H.Y.D.R.A está localizando seus alvos de extermínio é possível ver a Torre d’Os Vingadores.

Torre_Vingadores_Stark

Agora a referência mais legal do filme. Em uma cena em que o Capitão, Viúva e Falcão arrancam informações de um agente infiltrado na S.H.I.E.L.D, ele começa a soltar nomes de possíveis ameaças para os planos da H.Y.D.R.A. E um dos nome mencionados é do Dr. Stephen Strange. Será uma alusão a seu filme para a fase 3?

Samuel L. Jackson mitando!

Uma das cenas finais mostra a lápide do nosso querido Nick Fury, até aí nada de anormal, mas o que explode a cabeça de qualquer um que já viu o Filme Pulp Fiction é o versículo Bíblico anotado na pedra. Ezequiel 25:17

Capitao_america_2-pulp-fiction-Samuel

Capitão América 2: O Soldado Invernal é uma obra prima da Marvel Studios. Ação, humor e roteiro na medida certa. Voltando ao comentário dos fãs que ouvi no cinema: “Esse filme é melhor que os Vingadores!”, temos que ter uma coisa em mente: Os Vingadores era cósmico. Capitão é um filme de espião. É complicado criar uma linha de comparação quando se tratam, tecnicamente, de áreas diferentes, mas criando uma linha dentro das produções da Marvel Studios posso dizer que Capitão América 2 está um degrau acima do patamar d´Os Vingadores.

Adicione-nos no Facebook, Youtube, Twitter (Patrick Duarte) e entre no grupo HEROPOWER! Ah e não esqueça de visitar o Pensamento Livre!

Leia também:

Hulk live action: Através das Eras

HEROVIDEO 7: Os Vingadores – O filme: versão de 78

Samurai X – O filme: O retalhador também conquista no cinema

Batman – O Legado do Morcego: parte 1 – O Cavaleiro das Trevas

HeroTv Episódio 3: Arrow e Flash – Universo DC Serial

6 Comments