A Morte do Superman 2018: 5 pontos positivos da animação
|A Morte do Superman foi um grande marco dos quadrinhos. Até mesmo a mídia tradicional deu importância para a história. A Morte do Superman 2018 traz para o público atual essa grande saga.
A animação da Morte do Superman de 2007 foi boa, mas rasa em relação ao material original. Exemplo disso foi que o embate de Apocalypse foi contra o exército e não contra a Liga da Justiça.
Já este novo filme de animação tinha tudo para dar errado, pois vêm com um Superman arrogante dos novos 52, namorando a Mulher Maravilha e poucos anos após Batman V Superman.
5 pontos positivos de A Morte do Superman 2018
Vamos ver o que fez desse filme, um dos melhores filmes do Universo DC animado.
Lois e Clark – As novas aventuras românticas do Superman
Lois é um personagem fundamental dos quadrinhos e ela acaba sendo sempre relegada a segundo plano em adaptações.
Lois é o que liga Clark ao mundo humano. É o que faz ele acordar todos os dias e não ligar o foda-se para a humanidade.
Nesse filme, retirar a Mulher Maravilha e colocar a Lois como par romântico, foi a grande sacada.
Colocamos o Superman com seu dilema mais antigo, o de manter as pessoas afastadas de seu segredo. Ao mesmo tempo em que o público vai num crescente de emoção que tem seu clímax na morte de Clark.
Liga da Justiça sem limites orçamentários
Nos quadrinhos, a Liga da Justiça era uma formação mais fraca, mas ainda assim muito mais poderosa do que um simples exército como na animação de 2007.
Era formada por Guy Gardner com o anel amarelo, Bloodwynd (um necromancer que na verdade era J’onn J’onzz sendo controlado em parte por um demônio), Máxima (uma mulher guerreira estilo Mulher Maravilha). Além deles, completam o time: Fogo, Gelo, Gladiador Dourado e Besouro Azul Ted Kord.
Atualizar a Liga da Justiça para atual do Universo DC animado foi fundamental. Batman, J’onn J’onzz, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde (Hal Jordan), Aquaman, Gavião Negro e Ciborgue são infinitamente mais poderosos.
Enfrentando essa LJA, nós realmente entendemos que Apocalypse é invencível.
Aliás, nessa animação nós temos a real dimensão do que o Apocalypse faria com a Mulher Maravilha. Se em Batman V Superman ela foi páreo para ele, nessa animação Diana é arregaçada na porrada.
Substituições a tempo de criar referências
Já falamos um pouco da Liga, mas vamos aprofundar mais em referências e substituições.
Nos quadrinhos, o Lex Luthor estava com juba ruiva enorme, pois era um clone. A Supergirl dos quadrinhos era a Matriz, uma forma de vida alienígena que foi criada pelos Kent e era namorada de Lex.
A Supergirl foi a última ajuda que o Superman teve antes do embate final. Nesse filme, é o Lex de armadura. Faz sentido.
J’onn J’onzz substitui Bloodwynd (que na verdade era ele mesmo) como a pessoa que lê os pensamentos de Apocalypse. Em vão! Sua mente é só raiva.
A luta na ponte substitui a luta em CADMUS. Com os enormes cabos da ponte servido as vezes das toras de madeira do projeto CADMUS.
Superman que se importa
Diferente dos quadrinhos dos novos 52, e um aspecto pouco mostrado no novo Universo DC animado, Superman é alguém que se importa com os outros.
Seja sua relação com Lois ou salvando uma criança da morte certa, esse Superman é a antítese de seu correlato em Batman V Superman e Homem de Aço.
Esse é o Homem do Amanhã na sua forma mais pura.
Bibbo e o mistério dos quatro Supermen
Outro ponto positivo da nova animação foi preparar o terreno para a continuação: O Retorno do Superman.
Quatro personagens superpoderosos irão utilizar o manto do Superman.
O Superman-Cyborg, idêntico ao Superman, mas com partes metálicas ao estilo Exterminador do Futuro. Ele possui algumas lembranças de Clark, sua parte metálica é Kriptoniana e seu DNA é idêntico ao Superman. Ele na verdade é o astronauta Hank Henshaw que foi exposto a radiação e ganhou o poder de habitar máquinas.
O Superman do Visor tinha as mesmas feições de Kal-El e renasceu após a morte em combate, sendo trazido a vida pelos andróides da Fortaleza da Solidão. Ele na verdade é o Erradicador, uma Inteligência Artificial kriptoniana com a função de salvaguardar o legado de Krypton.
Superboy é um clone adolescente do Superman. Ele é bem adolescente mesmo, não possui memórias e visão de calor ou visão de Raio-X. Foi criado no Projeto CADMUS.
Homem de Aço ou simplesmente Aço é John Henry Irons, um cientista militar que largou o Exército após ver a destruição que suas armas causaram. Com a morte do Superman, Irons decide fazer uma armadura e manter a paz em Metrópolis. Teve um filme com Shaquille O’Neil.
Mas outro “Superman” do qual todos esquecem é Bibbo Bibbowski, o ex-marinheiro dono do Ás de Paus. Ele usa a camisa do Superman e ajuda as pessoas necessitadas. Sua aparição na Morte do Superman 2018 foi mais uma forma de mostrar a humanidade do Superman.
Conclusão
Espero que tenham gostado da animação tanto quanto eu. Aproveitem para ler os quadrinhos, será uma grande experiência!
Adicione o Heroi X no Facebook, Twitter, Pinterest e Youtube. Entre no grupo HEROPOWER.
Leia também:
Goku vs Superman: O encontro de dois mundos
Superman: As várias faces de Christopher Reeve!
Homem de Aço – Este não é o Superman! O que aconteceu com o Homem do Amanhã?
Especial de aniversário de 2 anos do Herói X: Superman – Um exemplo de Herói