Cavaleiros do Zodíaco Netflix: Diferenças da nova animação para o anime
|Os Cavaleiros do Zodíaco Netflix é uma adaptação em animação de Saint Seiya que desde o primeiro trailer está sendo muito criticada pelos fãs.
Parte das críticas realmente se deve à nostalgia dos fãs e dificuldade de aceitar adaptações pelos fãs de anime.
No entanto, a Os Cavaleiros do Zodíaco Netflix realmente tem muitos problemas conceituais, tanto dos personagens quanto do que pode prever de roteiro.
Somado ao fato do design dos personagens de CGI ser em formato de “bonecos” já com o foco pronto para vender action figures.
Diferenças entre Cavaleiros do Zodíaco Netflix e o anime clássico
Vamos ver as maiores diferenças entre o anime clássico e mangá para essa animação de Saint Seiya da Netflix.
Shun mulher
Esse foi de longe o ponto mais criticado. Shun de Andrômeda se tornou Shaun de Andrômeda, uma mulher-cavaleiro que não usa máscara.
Por Shun ser, paradoxalmente, um menino guerreiro que não gosta de ferir seus inimigos é que faz o personagem ter valor. Quando falamos do sexo masculino, a testosterona faz com que se aflore agressividade. Até mesmo o símbolo do masculino é baseado no Deus da Guerra romano Marte.
Agora quando falamos de Shaun, uma menina, logo pensamos em um pessoa mais delicada e imediatamente a personalidade original de Shun se tornaria o clichê da mulher-frágil e que ama o próximo. Afinal, o símbolo da mulher é da Deusa do Amor romana Vênus.
Sem a máscara, diferente de Marin de Águia que aparece com a sua habitual máscara, Shaun deveria amar cada homem na sua frente ou matá-lo, de acordo com o código das mulheres-cavaleiro.
A Netflix poderia ter escolhido colocar mais um personagem feminino, totalizando 6 cavaleiros de bronze protagonistas, poderia ter dado mais ênfase em Saori (que era apagada no original) ou mesmo aumentado a participação da anti-heroína Shina de Cobra.
Mitsumasa Kido
Logo no início do novo trailer, nós vemos um jovem Seiya atacando um grupo de arruaceiros com o cosmo. Pela fala de Mitsumasa Kido, parece que foi assim que ele foi recrutado pela Fundação Graad.
Então os 100 jovens que foram mandados ao redor do mundo para serem cavaleiros não serão as crianças de seu orfanato, mas as que desenvolveram cosmo em algum momento?
E muito menos serão seus 100 filhos como no mangá, obviamente.
Origem do cosmo
Com exceção dos Deuses, os personagens de CDZ não desenvolvem o cosmo naturalmente. Essa é uma habilidade que tem que ser aprendida com treinamento. É como se uma criança pudesse resolver de cabeça uma equação do segundo grau sem nunca ter aprendido sobre.
A única exceção foi Tenma de Pégaso em The Lost Canvas que desenvolveu o cosmo antes de treinamento, mas também já tinha contato com dois Deuses desde criança e isso pode ter tido alguma influência. Fora o fato de nãos ser canônico.
Então o jovem Seiya atacando arruaceiros com o seu cosmo instintivamente é muito errado nessa história.
Lutas urbanas
Outro ponto que gera controvérsias são as lutas dos Cavaleiros de Bronze contra exércitos táticos, tanques e helicópteros. Cavaleiros do Zodíaco sempre foi sobre lutas entre guerreiros dos Deuses, sejam outros Cavaleiros, Marinas de Poseidon ou Espectros de Hades.
Foi dito por Hyoga no anime que “armas simplesmente não funcionam contra nós”. Então não dá para entender a aparente dificuldade deles em derrotar esses inimigos.
Os Cavaleiros Negros
Ikki de Fênix parece liderar um grupo de Cavaleiros Negros bem diferente do original.
Claro que eu não esperava uma versão dark dos 4 protagonistas como vilões, mas pelo menos alguma menção a eles serem cópias dos cavaleiros originais.
E ao que parece, Cassius se tornará um desses cavaleiros negros.
Saori é Atena desde o começo
Ao que parece não haverá uma grande delonga em descobrir que Saori Kido é Atena. Isso se revela verdadeiro quando Saori está meio que abençoando Seiya e os outros.
Dependendo de como for elaborado, esse ponto pode ser positivo ou negativo.
Se servir para dar um maior protagonismo e participação ativa da Deusa Atena, será muito bem vindo.
Conclusão e estréia
A animação Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco estréia em 19 de julho na Netflix.
Vamos ver quais outras diferenças, boas e ruins, surgirão nessa nova versão.
Adicione o Heroi X no Facebook, Twitter, Pinterest e Youtube. Entre no grupo HEROPOWER e Cavaleiros do Zodíaco.
Leia mais:
Grande Mestre de Cavaleiros do Zodíaco: Desvendando o mistério
Top 5 Cavaleiros de Prata mais poderosos da Era de Seiya
Os Cavaleiros do Zodíaco: Quem venceria a Guerra Galáctica?
Yu Yu Hakusho OVA 2018: 5 coisas que você não entendeu + assista online
Cavaleiros Negros e Cavaleiro do Diabo: Conheça qual a origem