Shurato – Anime Clássico sobre Cavaleiros de Armadura
|
“On Shura Sowaka”. Quem acompanhou a era de ouro dos animes na televisão brasileira, através de uma das melhores, se não a melhor, emissora de TV aberta, a extinta rede Manchete, com certeza alguma vez falou junto essas palavras mágicas de Shurato.
O anime conta a história de Shurato, um garoto de 16 anos, que foi transportado ao “Mundo Celestial” e luta contra os deuses de Asura.
Baseado na mitologia budista e hinduísta, o anime apresenta três diferentes mundos; Mundo de Asura (traduzido no Brasil para Asra), Mundo dos Humanos e o Mundo Celestial. A proteção do Mundo Celestial vem da deusa da harmonia Vishnu e seus 8 guardiões celestiais. Juntamente com Vishnu havia um deus da criação chamado Brahma, morto em uma guerra milhares de anos atrás. A deusa da destruição Shiva é apresentada como o vilão supremo da trama que controla os guardiões de Asura.
A trama se inicia quando dois melhores amigos de infância, dois lutadores Shurato Hidaka e Gai Kuroki são teletransportados para um mundo paralelo, o Mundo Celestial. Shurato conhece a espevitada Rakesh e logo em seguida e atacado violentamente por Gai, que parece estar sendo controlado por alguma força maligna, pois além de ser seu amigo, Gai era uma pessoa muito pacifica. Após, o confronto Shurato é levado até Vishnu que explica a situação revelando que ele é um dos 8 guardiões celestiais, o Rei Shura. Os Guardiões Celestiais são 8 guerreiros nominados como Reis e eram protegidos por Deuses menores Hindus, apresentando o poder da energia Souma (ou sohma) e as armaduras conhecidas como Shakti.
Tudo parecia andar normalmente até que Indra, atual comandante dos guardiões, trai Vishnu transformando-a em pedra, a fim de libertar o sohma negro. Um plano de destruição criado pela deusa Shiva. Apontado por Indra como traidor, Shurato se vê obrigado a fugir. Ajudado por Leiga, o Rei Karla (também chamado de Shun com voz de Seiya), o poderoso Hyuuga, o Rei Celestial, o valente Ryoma, o Rei Dragão. Enganados, os outros guardiões enfrentam o grupo de Shurato e lutam entre si até a morte.
Batalha após batalha, perda após perda, Shurato se firma com um excelente guerreiro, indo em direção à batalha final contra a deusa Shiva e se aproximando de um grande segredo: Shurato e Gai são os sucessores do deus da criação Brahma, e por isso precisam se unir em um só corpo.
Shurato foi criado por Hiroshi Kawamoto e teve 6 volumes em mangá lançados entre 1989 a 1990 gerando 38 episódios de animação lançados entre 6 de abril de 1989 até janeiro de 1990.
A qualidade da animação se comparava aos concorrentes da época como Samurai Warriors e Cavaleiros do Zodíaco, também dublados pela Gota Mágica. Seu enredo era bem estruturado e objetivo. Um grande clássico dos anos 90.
Trivia:
- A música de abertura no Brasil, que é umas das mais bem interpretadas dentre os animes e a letra é fácil de decorar, mesmo após anos sem passar na TV, é inesquecível. Quem nunca ouviu em parte da abertura “Keep on Shooting, shooting” e cantava “e com chute, chute”. Sim, eu fazia isso até umas duas semanas atrás! XD
- O que poucos conhecem é que o final de Shurato só foi mostrado no OVA “Sōsei e no Antō” (O Segredo sobre a Criação), composto por 6 episódios lançados entre o final de 1991 e começo de 1992.
- Leiga, era o Rei Garuda (deus com cabeça de ave e corpo humano), porém foi mudado no Brasil para Karla por motivos desconhecidos. Anos mais tarde, Garudamon surgiu em Digimon, não tendo seu nome alterado.
- Brahma era chamado de Brafma, para destoar da cerveja de mesmo nome e não induzir as crianças a beber álcool.
- A relação com CDZ é realmente parental: Shurato (E Samurai Warriors) veio para sanar o desejo do publico de mais guerreiros de armadura.
- Durante todos os episódios palavras mágicas era ditas antes de cada golpe. O mantra era a forma de liberar o soma e assim utilizar seus golpes mais poderosos. O mantra mais famoso é do próprio Shurato “On Shura Sowaka” usado para ativar o Shakti
- O OVA de Shurato traz a luta para o Mundo dos Homens contra um novo Deus da Harmonia, Scrimil.
- Os três mundos citados no inicio da matéria, são parte dos 6 mundos aos quais Shaka envia seus oponentes no seu ataque Ciclo das Seis Existências.
Veja a abertura e encerramento brasileira:
Adicione-nos no Youtube, Facebook e Twitter.
Eu cantava:
Ecom shiling, shiling, quero ver brilhar…
Ecom chute, chute, quero ver vencer..
Huehue
Em japones leiga era o “karura oh”, na pronuncia deles devia se kalula entao adaptaram pra Karla acho.
tem boto rodando de que vão fazer um remake, ma pode ser fake