Shurato – Anime Clássico sobre Cavaleiros de Armadura

 

On Shura Sowaka”. Quem acompanhou a era de ouro dos animes na televisão brasileira, através de uma das melhores, se não a melhor, emissora de TV aberta, a extinta rede Manchete, com certeza alguma vez falou junto essas palavras mágicas de Shurato.

O anime conta a história de Shurato, um garoto de 16 anos, que foi transportado ao “Mundo Celestial” e luta contra os deuses de Asura.

Shurato poster personagens

Baseado na mitologia budista e hinduísta, o anime apresenta três diferentes mundos; Mundo de Asura (traduzido no Brasil para Asra), Mundo dos Humanos e o Mundo Celestial. A proteção do Mundo Celestial vem da deusa da harmonia Vishnu e seus 8 guardiões celestiais. Juntamente com Vishnu havia um deus da criação chamado Brahma, morto em uma guerra milhares de anos atrás. A deusa da destruição Shiva é apresentada como o vilão supremo da trama que controla os guardiões de Asura.

A trama se inicia quando dois melhores amigos de infância, dois lutadores Shurato Hidaka e Gai Kuroki são teletransportados para um mundo paralelo, o Mundo Celestial. Shurato conhece a espevitada Rakesh e logo em seguida e atacado violentamente por Gai, que parece estar sendo controlado por alguma força maligna, pois além de ser seu amigo, Gai era uma pessoa muito pacifica. Após, o confronto Shurato é levado até Vishnu que explica a situação revelando que ele é um dos 8 guardiões celestiais, o Rei Shura. Os Guardiões Celestiais são 8 guerreiros nominados como Reis e eram protegidos por Deuses menores Hindus, apresentando o poder da energia Souma (ou sohma) e as armaduras conhecidas como Shakti.

shurato cpm shakti anime

Tudo parecia andar normalmente até que Indra, atual comandante dos guardiões, trai Vishnu transformando-a em pedra, a fim de libertar o sohma negro. Um plano de destruição criado pela deusa Shiva. Apontado por Indra como traidor, Shurato se vê obrigado a fugir. Ajudado por Leiga, o Rei Karla (também chamado de Shun com voz de Seiya), o poderoso Hyuuga, o Rei Celestial, o valente Ryoma, o Rei Dragão. Enganados, os outros guardiões enfrentam o grupo de Shurato e lutam entre si até a morte.

Batalha após batalha, perda após perda, Shurato se firma com um excelente guerreiro, indo em direção à batalha final contra a deusa Shiva e  se aproximando de um grande segredo: Shurato e Gai são os sucessores do deus da criação Brahma, e por isso precisam se unir em um só corpo.

Shurato foi criado por Hiroshi Kawamoto e teve 6 volumes em mangá lançados entre 1989 a 1990 gerando 38 episódios de animação lançados entre 6 de abril de 1989 até janeiro de 1990.

A qualidade da animação se comparava aos concorrentes da época como Samurai Warriors e Cavaleiros do Zodíaco, também dublados pela Gota Mágica. Seu enredo era bem estruturado e objetivo. Um grande clássico dos anos 90.

Trivia:

  1. A música de abertura no Brasil, que é umas das mais bem interpretadas dentre os animes e a letra é fácil de decorar, mesmo após anos sem passar na TV, é inesquecível. Quem nunca ouviu em parte da abertura “Keep on Shooting, shooting” e cantava “e com chute, chute”. Sim, eu fazia isso até umas duas semanas atrás! XD
  2. O que poucos conhecem é que o final de Shurato só foi mostrado no OVA “Sōsei e no Antō” (O Segredo sobre a Criação), composto por 6 episódios lançados entre o final de 1991 e começo de 1992.
  3. Leiga, era o Rei Garuda (deus com cabeça de ave e corpo humano), porém foi mudado no Brasil para Karla por motivos desconhecidos. Anos mais tarde, Garudamon surgiu em Digimon, não tendo seu nome alterado.
  4. Brahma era chamado de Brafma, para destoar da cerveja de mesmo nome e não induzir as crianças a beber álcool.
  5. A relação com CDZ é realmente parental: Shurato (E Samurai Warriors) veio para sanar o desejo do publico de mais guerreiros de armadura.
  6. Durante todos os episódios palavras mágicas era ditas antes de cada golpe. O mantra era a forma de liberar o soma e assim utilizar seus golpes mais poderosos. O mantra mais famoso é do próprio Shurato “On Shura Sowaka” usado para ativar o Shakti
  7. O OVA de Shurato traz a luta para o Mundo dos Homens contra um novo Deus da Harmonia, Scrimil.
  8. Os três mundos citados no inicio da matéria, são parte dos 6 mundos aos quais Shaka envia seus oponentes no seu ataque Ciclo das Seis Existências.

Veja a abertura e encerramento brasileira:

Adicione-nos no Youtube, Facebook e Twitter.


Comentários

Shurato – Anime Clássico sobre Cavaleiros de Armadura — 1 Comentário

  1. Eu cantava:
    Ecom shiling, shiling, quero ver brilhar…
    Ecom chute, chute, quero ver vencer..
    Huehue
    Em japones leiga era o “karura oh”, na pronuncia deles devia se kalula entao adaptaram pra Karla acho.
    tem boto rodando de que vão fazer um remake, ma pode ser fake

Com a palavra você está