Google

Tengen Toppa Gurren Lagann

Por: M. Barreto

Tengen Toppa Gurren-Lagann é um excelente anime que envolve tanto o aspecto do amadurecimento de um jovem quanto é um debate entre diferentes filosofias de vida. Em meio a isso, temos Mechas lutando. Misturando muito bem ação, comédia, drama e romance, TTGL é mais um daqueles animes que fazem um sucesso silencioso. Dificilmente não verá um cosplay dos personagens em qualquer evento otaku de médio porte. Contudo quem não freqüenta esses círculos, dificilmente o conhecerá. Porém, uma coisa é certa: uma vez que tenha visto Simon e seu Lagann em ação, você não vai querer parar de assistir!

Uma breve descrição: Num mundo onde as pessoas vivem em vilas subterrâneas, um pequeno garoto escavador, chamado Simon, ajuda a aumentar sua vila. Contudo, sua vida muda totalmente no dia em que dois fatos ocorrem: Kamina, um jovem audacioso e obstinado em ir à superfície (local que todos acreditavam não existir) chama Simon para participar da Brigada Gurren (formada apenas pelos dois) e partir rumo à superfície; e pela descoberta de uma estranha chave em forma de escavadeira próxima a uma face metálica gigante. Ao mesmo tempo, um robô gigante e uma linda garota chamada Yoko caem do teto e Simon ativa a face enterrada que mostra ser um robô também, com isso derrotando o Mecha inimigo, indo em direção à superfície. Esses Mechas são Gunmen e existem muitos na superfície controlados por Homens-fera. Kamina, Simon, Yoko e muitos outros personagens surgem e formam a Grande Brigada Gurren e destroem todos os Gunmen que encontram indo sempre na direção de inimigos cada vez mais poderosos. O nome já diz tudo Tengen Toppa Gurren-Lagann quer dizer “Ultrapassando os Céus com Gurren-Lagann”.

Veja também:  Cavaleiros do Zodíaco – Lenda do Santuário: Imagens e novidades do filme

Kamina também ganha um Gunman chamado Gurren e junto com o Lagann (a grande face) de Simon se fundem no Gurren-Lagann. Conforme a série passa, é possível ver a fusão do Gurren-Lagann com outros Ganmens se tornando ainda mais poderoso. Isso na verdade é apenas o reflexo da evolução de Simon como personagem. De uma criança comum e sem grandes pretensões ele passa a líder da “Grande Brigada Gurren” e salvador da raça humana. O contraste do determinado Kamina e do receoso Simon cria um ambiente em que você sempre pode escolher qual ideologia a seguir. Além da guerreira Yoko, muitos outros personagens cativante entram na série como o afeminado Leeron e o certinho do Roshiu.

Um conceito interessante é o do Poder Espiral, a energia que move a história. Ele nasce do DNA dos seres vivos e é o maior poder do universo. Por esse motivo, os humanos foram aprisionados no subsolo por gerações. O Poder Espiral é o que nos faz ultrapassar os limites do conhecimento, é a força de vontade que nos move e é causa/conseqüência dos sentimentos. É o que nos faz evoluir. Assim sendo, é capaz de destruir tudo ao nosso redor, já que uma máxima verdadeira é que quanto maior a altura, maior é a queda. Traçando um paralelo com o mundo real, vemos que sempre evoluímos mais na destruição do que em qualquer outra área, tanto que construímos bombas atômicas antes mesmo de podermos ir ao espaço. Por isso os homens-fera e outros inimigos temem tanto o destrutivo poder espiral. Depois disso tudo fica fácil entender porquê a arma do Gurren Lagann é uma furadeira.

A ação é desenfreada e de tirar o fôlego, com as cenas de luta muito bem produzidas. O drama é dado na medida certa, assim como um ecchi nada agressivo. Todos esses momentos embalados pela melhor trilha sonora que vi em um anime desde Fullmetal Alchemist e com as doses certas da boa e velha comédia simples e sem apelações como ocorre em outros animes (Naruto e One Piece, estou olhando pra vocês).

Veja também:  Dragon Ball Chou: Novo anime após 18 anos!

Unindo muitos estilos diferentes: Ficção científica, comédia, drama e aventura, Tengen Toppa é um shonen enérgico e divertido, com uma pitada erótica É um anime único, sucesso no Japão, na internet e em eventos e que você não pode deixar de conferir.

Produzido pelo estúdio Gainax e dirigida por Hiroyuki Imaishi, Gurren Lagann foi exibido na TV Tokyo entre 1 de abril e 30 de setembro de 2007, o anime conta com 27 episódios, além de um especial e dois filmes que recontam a história. Um mangá foi produzido um mês depois do lançamento da série animada. O anime recebeu um Prêmio de Excelência em 2007 no Japan Media Arts Festival, entre outros muitos prêmios.

O lema da Grande Brigada Gurren é superar o impossível e decolar com o momento!

Kamina

Um agradecimento especial à minha best friend, Mari-luna, por ter me incentivado a ver este excelente anime.

Visite o Herói X no orkut.

8 Comments