Google

Critica Homem de Ferro 3 – Muito mais do homem, muito mais do ferro.

Chegar ao terceiro filme de uma franquia é algo que já não é mais para poucos. Chegar ao terceiro filme de uma franquia, mantendo a qualidade, isso sim é para muito poucos. Na saga Homem de Ferro, parte da megassaga Os Vingadores, isso era ainda mais difícil. E, foi cumprida. Parcialmente.

homem de ferro 3 armaduras

Em Homem de Ferro 3 (Ironman 3), Jon Fraveou, diretor dos dois primeiros filmes e responsável por mudar totalmente Tony Stark e dar os conceitos que norteariam a Marvel Studios, sai da direção e ficou apenas com seu cargo de ator como Happy Hogan, agora chefe da Segurança de Stark. E é nesse ponto que reside a falha da continuação do filme carro-chefe da Marvel.  No filme dirigido por Shane Black, tudo é diferente: as cores, a trilha sonora (Cadê o AC/DC e o Black Sabbath?) e dinâmica. A cada risada do Happy, eu ficava imaginando que era o próprio Jon rindo do rumo do filme e da Marvel.

Critica com muito spoilers, se não viu o filme e quiser ler uma critica sem spoilers, vá ao nosso Pensamento Livre do Patrick Duarte.

homem de ferro e peper potts

No longa, temos um Tony Stark (Robert Downey Jr.) atormentado com os eventos acontecidos em Nova Iorque de Os Vingadores e cada vez mais afundado no trabalho para proteger a Terra e a pessoa que é mais importante para ele: Pepper Potts (Gwyneth Paltrow). Típico dilema do mundo real: O que é mais importante? Trabalhar duro pelo conforto da família, sem deixar tempo para demonstrar esse amor por eles ou ter este tempo e não poder dar-lhes o conforto? Além disso, Tony está sofrendo de transtorno pós-traumático associado com síndrome do pânico e insônia, sendo tratadas sempre com muito humor.

Veja também:  Resident Evil 5 Retribution: Sobreviva ao horror desse filme!

Aliás, comédia é o principal foco do filme que usa o vilão Mandarim e o Arco Extremis das HQs como pano de fundo. Parece mais uma paródia do Homem de Ferro do que propriamente uma continuação. Acredito que a Marvel Studios esteja começando a desandar. Sabidamente, os filmes de Capitão América, Thor e Hulk foram medianos e Homem de Ferro 2 trouxe apenas a sombra da qualidade do primeiro, nesse ínterim, apenas Os Vingadores foi realmente um excelente filme, embora o roteiro tenha sido simples, ele serviu bem ao seu propósito. Gostei bastante da interação com o garoto Harley (Ty Simpkins) que fez Tony lembrar-se de voltar ao básico. Entretanto, novamente, apelaram bastante ao fazer dele um “agente secreto” invadindo a casa do Mandarim. Ele não é James Rhodes (Patriota de Ferro) e muito menos Bond!

mandarim homem de ferro 3

Ao ver o filme, me parece que eles ficaram assustados com Batman 3 e quiseram combater o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço com um fanservice que encheu a tela com cenas engraçadas, explosivas e impactantes.  Caminho péssimo. Até mesmo O Cavaleiro das Trevas Ressurge viu isso dar errado, ao deixar de fazer um roteiro brilhante como o do segundo filme, para criar um festival de cenas blockbusterizadas.

E por falar em Batman, ok, gostei muito da ideia de colocar a figura do Mandarim como testa de ferro do verdadeiro Mandarim, no entanto… isso já foi usado em Batman! Duas vezes! Uma, claramente, no primeiro filme com Ra’s Al Ghoul e Henry Ducard e depois com o filho de Ra’s em TDKR com Bane e Thalia! A cópia pegou mal, Marvel.

ironman 3 poster

As atuações foram excelentes. Tony Stark estava novamente soberbo, Potts estava incrivelmente Pepper, Ben Kingsley fez muito bem a figura do Mandarim, Guy Pearce como o Dr. Aldrich Killian ficou show e Don Cheadle dispensa comentários no seu retorno a James Rhodes. Nota para a cientista gostosa whatever que estava lá só para distrair o público Maya Hansen (Rebecca Hall).

Veja também:  Como o Homem Aranha participará da Guerra Civil?

O final, bem, digamos que foi altamente desnecessário destruir todas as armaduras. Foi jogar o trabalho de uma vida inteira fora. E agora, Sr. Stark? E se em seguida os Chitauri voltassem? E se Thanos chegasse? Essa é outra cena explosiva e de impacto visual que não serve para muita coisa pra história do filme. Em suma, o filme é bom, diverte bastante, mas parece levar a uma tendência perigosa nos filmes da Marvel. Como diria Mussum: isso esta muito “Extremis”.

Que Stan Lee nos proteja.

Trailer:

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube, Instagram e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia também:

HEROVIDEO 19: Zordon é preconceituoso em Power Rangers

Confira o Trailer do novo Filme Dragon Ball Z: Battle of Gods [HD]

Batman – O Legado do Morcego: parte 1 – O Cavaleiro das Trevas

Samurai X – O filme: O retalhador também conquista no cinema

Goku vs Superman: O encontro de dois mundos

14 Comments

Com a palavra você está