Google

Capitão América: Guerra Civil| Quadrinhos, apostas e incertezas

2016 está se tornando o ano de duelos. Após o embate de Batman e Superman, o terceiro longa metragem do Capitão América promete adaptar um dos arcos mais famosos e controversos das HQs da Marvel para os cinemas. Capitão América Guerra Civil inicia uma nova fase para o Universo Cinematográfico da Marvel.

Capitão América Guerra Civil contra o Homem de Ferro filme

Capitão América Guerra Civil: HQ x filme

Apesar do filme adaptar um arco das HQs, Capitão América Guerra Civil não será uma cópia fiel, mas se utilizará do conceito de base da trama, o estopim para o confronto entre Tony Stark/Homem de Ferro e Steve Rogers/Capitão América. Na Guerra Civil original, após uma desastrosa intervenção de heróis adolescentes a Lei de Registro de Super-Humanos é imposta todos, obrigando os superherois a trabalharem para o governo, em troca de um salário e treinamento, abrindo mão de suas identidades secretas e antigas liberdades.

O que houve foi que em um confronto entre o grupo de heróis conhecidos como Novos Guerreiros e o vilão Nitro, ocorre uma explosão que aparentemente mata todos os novos guerreiros, o vilão e devasta uma grande área da cidade de Stanford matando milhares de pessoas.

Durante muito tempo, o governo dos Estados Unidos elaboravam a Lei de Registro de Super-Humanos, para registrar todos os superseres, seus poderes e identidades, servindo para todos para todos os heróis, lei essa que era uma evolução, se assim podemos dizer, da lei de registro de mutantes.

Soldado Invernal vs Pantera Negra

Essa Lei gerou conflitos de ideias e opiniões nos heróis. Os que eram contra o registro, eram liderados pelo Capitão América, e acreditavam na liberdade das ações e na sua segurança com identidades secretas. Os que apoiavam a lei de registro, eram liderados pelo Homem de Ferro que se viu numa situação sem volta e teve de apoiar a lei. Junto com  Reed Richards, o Senhor Fantástico, eles iniciam uma caça aos heróis para forçá-los a se juntar ao seu time, ou nos casos extremos, prende-los em uma prisão de outra dimensão. Um dos melhores arcos que coloca os heróis mais queridos se enfrentando em busca de seus ideais.

Muitos tem dificuldade em aceitar a rivalidade entre heróis, questionando o motivo da briga entre o Batman e Superman, e agora, os mesmos, questionam o motivo de briga do Homem de Ferro e Capitão América. Desde o primeiro filme d’Os Vingadores, uma certa rivalidade e respeito foi apresentada entre esses dois heróis. No arco da Guerra Civil, Steve Rogers representa a salvação, a luta pela paz no mundo, mas que, com suas ações, o mesmo mundo que deseja proteger se sente intimidado com as ações dos Vingadores. O Ataque de Nova York (Os Vingadores), a queda do Helicarrier da SHIELD (Capitão América: O Soldado Invernal), o ataque de Ultron a Sokovia (Os Vingadores: Era de Ultron), todos esses ataques, que deixaram milhares de feridos e mortos, tem um fator em comum: a ação de um ou mais Vingadores. Essa questão acarreta na decisão do governo de Registrar e controlar as ações dos Vingadores, com o “Acordo de Sokovia“.

Veja também:  Boruto Episódio 13 - Qual o motivo dos fãs terem gostado?

Capitão América uniformes

Conforme as noticias tem aparecido, o estopim que é semelhante a origem nas HQs fica por conta de uma mãe que perdeu seu filho no ataque de Sokovia, ou de Wakanda, não ficou tão certo essa informação. Mas essa mãe que deve causar o “momento de clareza” (assim como descrito nos livros) em Tony Stark, o levando a apoiar o acordo e tentando convencer o restante dos Vingadores. Não apenas isso, mas o relacionamento de amizade de Rogers com Bucky, o Soldado Invernal, estremesse, ainda mais, a relação entre Stark e Rogers. Passados serão revelados e mostrarão aonde o coração de cada um realmente está.

Guerra Civil, apesar de não ser tão épico quanto a guerra original das HQs, pelo número reduzido de superherois, mostra que é possível recriar uma historia com conteúdo e qualidade. Os motivos são pessoais e cada um está certo, em sua forma de pensar. Muitos acreditam na liberdade e que heróis não devem ser controlados, mas ao mesmo tempo, essa liberdade em proteger o mundo implica em ações que podem destruir parte dele. Como escolher um lado? Como representar o ideal de liberdade, heroísmo e parceria?

Time Capitão América Guerra Civil #teamCap

O que vêm após a Guerra Civil?

Com muito conteúdo liberado pela Marvel, conseguimos deduzir algumas coisas e outras somente especular. Sabemos que Guerra Civil será o inicio da nava fase da Marvel e irá influenciar diretamente no próxima reunião d’Os Vingadores. O grupo que foi secretamente unido para um bem comum, agora irá se separar pelo mesmo bem comum: a proteção da Terra. Na HQ, Steve Rogers morre, e Tony assume o comando da SHIELD. Já foi especulado, por diversas vezes, que um personagem irá morrer, mas ainda não sabemos qual. A maior aposta fica por conta do Capitão América que questões que podemos pontuar: Para manter a trama de Guerra Civil; por apostar em dois personagens que já assumiram o escudo do Capitão (Bucky e Falcão); termino de contrato se aproximando, e assim, diminuir quantidade de filmes para que ele termine a fase 3.

Veja também:  Crítica Capitão América Guerra Civil: o melhor filme dos Vingadores

Outra possível morte, é o Maquina de Combate, James Rhodes. Mas um fator que descarta essa situação é o próprio trailer. Mostrar uma morte que é apontada como importante de forma tão “desleixada” e em um trailer não é o melhor meio de apostar suas fichas. Por esse motivo, não acreditamos nessa morte. Outro fator é o estilo de filmes que a Marvel vem elaborando, podendo no fim da trama, simplesmente deixar todos vivos dessa vez, e criar um final não tão triste como em Era de Ultron.

Outra aposta é a “Queda dos Vingadores“. Após os eventos de Guerra Civil, acho difícil que os Vingadores permaneçam unidos como um time. Nesse ponto, não creio que Stark assuma a SHIELD como nas HQs, tendo em vista que a SHIELD hoje é comandada, das sombras, por Phil Coulson, e acho difícil que tenha uma ligação direta entre a série e o filme. É provável que a SHIELD dos filmes seja comandada por alguém que siga as ordens diretas do atual diretor, Phil Coulson. Minha aposta cai sobre a Maria Hill. A nova fase da Marvel nos cinema já teve a confirmação que será diferente de todas as outras. Ainda é cedo para apostar, mas se podemos especular, acredito em filmes “mais solos” e com menos participações entre os heróis, tendo somente a necessidade de uma reunião quando o vilão Thanos ameaçar a segurança da Terra.

Capitão América morreu Guerra Civil Homem de Ferro

Como teremos uma divisão do filme da Guerra do Infinito em duas partes, acredito que a grande maioria dos Vingadores clássicos não terão grande destaque até meados do filme Os Vingadores: Guerra do Infinito – Parte 2. O único personagem que aparentemente terá destaque em participações de outros filmes, será o Tony Stark. Ele já garantiu a presença no novo filme solo do Homem-Aranha, intitulado Home Coming (De Volta Para Casa) e acredito que ele fará as vezes do Fury nesse momento, procurando e recrutando heróis para a SHIELD. E devido a essa participação no filme, que acredito ser algo posterior a Guerra Civil, presumo que a vitória – se é que podemos chamar isso de vitória – ficará por conta do time Homem de Ferro. Não acredito que o filme do Homem-Aranha seja um prólogo da Guerra Civil, mas um epílogo, mostrando uma evolução do personagem após os eventos da batalha no aeroporto.

Veja também:  Os Cavaleiros do Zodíaco: Quem venceria a Guerra Galáctica?

Com a introdução de novos elementos misticos na Marvel, com a chegada do Doutor Estranho, acredito que esse será o diferencial para essa nova fase e especulo que seja apontado o Doutor Estranho em alguma cena pós crédito.

Capitão América Guerra Civil acaba se tornando um “Os Vingadores 2.5“, mas que apresenta o mesmo esquema de construção espiã que ocorreu em Sodado Invernal, e promete ser um dos melhores filmes da Marvel. O que nos resta é nos prepararmos, escolhermos um lado, sabendo que ao assistirmos, podemos mudar de lado, e apostar nossas fichas que esse será um belo inicio para fase 3 nos cinemas.

Você tem alguma ideia de algo que não vimos? Alguma especulação? Deixe nos comentários a sua opinião.

Adicione-nos no FacebookYoutubePinterestTwitter (Patrick Duarte) e entre no grupo HEROPOWER! Ah e não esqueça de visitar o Pensamento Livre!

Leia também:

Batman – O Legado do Morcego: parte 1 – O Cavaleiro das Trevas

Quem são: Mercúrio e Feiticeira Escarlate – Marvel

Crítica Ajin – Anime da Netflix

Universo DC Cinematográfico dará certo após Batman v Superman?

Star Wars: A Força Luminosa e o Lado Negro da Força

Com a palavra você está