Google

Quem é Raio Negro: Origem do heroi e início da série da Netflix

Bem vindos herois! Hoje nós iremos falar de Raio Negro, um heroi da DC Comics que ganhou sua série própria em uma parceria entre Warner e Netflix.

Raio Negro (Black Lightning) foi criado para a DC Comics em 1977 por Tony Isabella e Trevor Von Eden.

Não confunda! Raio Negro da Marvel é Black Bolt, o líder dos Inumano. Raio Negro da DC Comics é Black Lightning e é de quem vamos falar agora.

Quem é Jefferson Pierce, o Raio Negro?

Raio Negro quadrinhos Black Lightning

Jefferson Pierce, também conhecido como Jeff Pierce, nasceu em Metrópolis em um bairro conhecido como Beco do Suicídio, pelo alto índice de crimes e mortes no local.

Jeff Pierce teve seu pai morto numa troca de tiros da máfia local quando era pequeno. Jeff e sua mãe passaram um grande aperto de dinheiro.

Jeff cresceu se esforçando muito e ficando longe de crimes e drogas. Jefferson tinha muita habilidade com inglês e poesias. Ele também era um atleta nato.

Aos 18 anos, Jefferson Pierce foi às Olimpíadas e ganhou a medalha de ouro no Decatlo e, provavelmente assim, ganhou bolsa em uma Faculdade de Inglês.

Se casou com Lynn Stewart e pretendia sair do gueto e viver em lugar melhor. No entanto, Lynn acreditava que Jeff deveria ser um líder comunitário e ajudar outros jovens como ele. Por causa desses pensamentos diferentes, eles se divorciaram.

Nesse período, Jeff e Lynn tiveram duas filhas, Anissa e Jennifer Pierce.

Anos mais tarde, Jeff retorna para casa para o funeral de sua mãe e ao ver que sua comunidade não havia melhorado em nada, ele decide ajudar como pode e se tornar professor de sua antiga escola.

Contudo, uma gangue chamada Os 100 estava aterrorizando o bairro e Jefferson Pierce percebeu que precisaria ser mais do que um professor.



A história de origem do Raio Negro

Raio Negro série animada justiça jovem

Com ajuda de um Costureiro, nome dado a quem fazia os uniformes tecnológicos dos vilões, chamado Paul Gambi, Jefferson Pierce conseguiu um uniforme e poderes. Paul era apenas um ajudante de seu irmão Pete Gambi, esse sim era um especialista no ramo de Costura para vilões.

Paul fez um uniforme azul com raios laterais e um cinto que energizava Jeff. Daí vieram seus poderes elétricos no início. Ele também usava um capacete que simulava cabelo black power e assim isso ajudava no disfarce.

Veja também:  Herofirst 8: Into the Badlands - Artes marciais e o fim do mundo

Após muito confrontar Os 100, principalmente seu líder Tobias Whale, Jeff descobre ter um metagene inativo que acaba se ativando quando Pete Gambi leva um tiro por ele.

Raio Negro consegue ativar seus poderes mesmo sem o seu cinto e agora passa a ser um metahumano.

Com isso ele chamou a atenção da Liga da Justiça. Mas ao tentar testar os seus poderes e habilidades, o enfrentando disfarçados de supervilões, a Liga acaba ganhando uma recusa do heroi.

Mais tarde, quando Batman criou o seu grupo Renegados, Raio Negro fez parte da equipe. Nesse ponto, ele foi treinado pelo Batman em artes marciais.




Ok, mas o que o Raio Negro pode fazer?

Quais os poderes do Raio Negro?

poderes raio negro

Raio Negro tem poderes elétricos, podendo gerar eletricidade com seu corpo, projetar raios de suas mãos e até voar.

Raio Negro também pode ligar ou desligar aparelhos elétricos.

Além disso, ele também pode fazer seu corpo ficar eletrificado e aumentar sua velocidade.

Mais tarde, Raio Negro foi treinado em artes marciais pelo Batman.

Herois negros: Luke Cage vs Raio Negro

Luke cage vs Raio Negro

A exemplo de Luke Cage, Raio Negro é um heroi negro e em suas revistas havia muito temas pertinentes à comunidade negra americana como preconceito, crimes e pobreza.

No entanto, o diferencial entre Luke Cage e Raio Negro é justamente Jefferson Pierce, o homem por trás da máscara.

Enquanto Luke Cage é um ex-criminoso, Jeff Pierce também nasceu pobre, mas lutou, se tornou atleta olímpico e se tornou professor de inglês e literatura na sua antiga escola.

Diferente dos quadrinhos de Luke Cage que foi um grande sucesso, Raio Negro nunca foi muito popular, mas que sobrevive até hoje em aparições em diversas HQs.

Série Raio Negro Netflix e CW

Raio negro cress williams cw netflix

A série Raio Negro Netlix tem uma premissa bem interessante. Na série, o Raio Negro, Jefferson Pierce (Cress Williams)  parou de lutar há 9 anos por insistência de sua esposa Lynn (Christine Adams) que acaba se divorciando dele.

Veja também:  Batman - O Legado do Morcego: parte 1 - O Cavaleiro das Trevas

No início da série, Jeff está criando suas duas filhas Anissa (Nafessa Williams), que está estudando medicina, é tutora na escola e protesta contra Os 100; e Jennifer (China Anne McClain), que é uma aluna brilhante e estudante modelo, mas que gosta de se rebelar.

Jeff Pierce é o diretor da escola e é amado por todos os alunos. Ele conseguiu retirar toda a violência da escola, contudo a sua comunidade está cada vez mais violenta.

A gangue Os 100 está dominando o bairro Freeland e a polícia não está dando conta.

O retorno do Raio Negro é muito bem marcado por uma indignação pessoal e popular. Pierce está vendo cada dia mais a sociedade a sua volta se degradar e seu trabalho como Diretor não é o suficiente. No entanto, o motivo para seu retorno como Raio Negro acontece quando isso afeta diretamente a sua vida.

Quando as filhas de Jefferson são ameaçadas pela gangue Os 100, ele recorre ao seu velho amigo Peter Gambi (James Remar) que lhe faz um novo uniforme de Raio Negro e ele volta a usar seus poderes.

O vilão da história será o líder da gangue Os 100, o negro albino Tobias (o rapper Marvin James conhecido como Krondon) , que aparentemente deveria estar morto. Pela conversa de Jefferson e Peter, a ideia do início de carreira de Raio Negro era matar Tobias.

A crítica social ao racismo e à violência urbana foi bem nítida no primeiro episódio e deve ser um tema recorrente na série.

Raio Negro faz parte do Arrowverso?

Arrowverso crossover arrow supergirl flash legends of tomorrow

À princípio, Raio Negro não faz parte do Arrowverso,  apesar de ser uma série de superheroi da CW.

Seguindo a mesma lógica da série da Supergirl, Raio Negro pode acabar sendo incorporada no Arrowverso se fizer muito sucesso. Agora é esperar para ver.

Isso é até bom, pois tira um peso inicial da série muito grande, deixando-a livre para crescer.

No entanto, foi plantada um gancho no primeiro episódio: Um jornalista fala que há outros herois.

Raio Negro além dos quadrinhos e antes da série da Netlix

A família Pierce

anissa e jennifer raio negro

Ambas as suas filhas também são metahumanas e eventualmente se tornaram heroinas.

Veja também:  Lanterna Verde - O Filme: Primeiro comercial de TV

Anissa Pierce tem o poder de aumentar a sua densidade e pode ficar tão dura quanto o aço.

Anissa fica conhecida como Tormenta, sendo no original Thunder (Trovão). Após a faculdade de medicina, ela faz parte do grupo Renegados e tem um romance com sua colega de grupo Grace Choi.

Trovão e Raio DC filhas do Raio Negro anissa jennifer

Jennifer Pierce tem os poderes elétricos semelhantes ao pai e seu codinome é Rajada (Lightning ou Raio numa tradução livre).

Principais aparições de Raio Negro em animações

Raio Negro Vulcão negro soul power super choque

Em Superamigos, por motivos de direitos autorais, eles não podia usar o personagem Raio Negro e então o modificaram um pouco e deram o nome de Vulcão Negro. Em Liga da Justiça Sem Limites, o Ultimen faziam referência aos Superamigos e Juice era a referência ao Vulcão Negro.

Caso semelhante aconteceu em Super Choque. Virgil Hawkins encontra um velho heroi aposentado com poderes elétricos que era o Soul Power. Embora não seja idêntico como o caso acima, fica clara a homenagem.

Em Superman e Batman Inimigos Públicos, Raio Negro é um dos herois que apoia o Lex Luthor presidente. No quadrinhos, Jefferson Pierce chega a ser Secretário da Educação do presidente Lex Luthor.

Em Justiça Jovem durante a segunda temporada (Saga Invasão), que se passa 5 anos após a primeira, Raio Negro é um dos membros da Liga da Justiça e aparece no primeiro episódio (Feliz Ano Novo) e em Cornered, onde atua junto com o Super Choque.

Conclusão

Raio negro netflix hq

A série do Raio Negro está apenas começando. O primeiro episódio foi muito bom e a série Raio Negro está sendo lançada no canal a cabo CW e, uma semana após, no Netflix.

O primeiro episódioA Ressureição” estreou na CW em 16 de janeiro de 2018 e na Netflix em 23 de janeiro.

Adicione o Heroi X no FacebookTwitterPinterest e Youtube. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia também:

Quem São: Cisco Ramon e Caitlin Snow – série Flash

Top 10 Melhores Animes da Netflix – Qual será o melhor?

Quais são os 7 Reinos de Game of Thrones?

Black Mirror: Top 7 melhores episódios das 4 temporadas

Especial de aniversário de 2 anos do Herói X: Superman – Um exemplo de Herói

Como diria Yoda: com a palavra você está