Hero X CastSiga o nosso podcast no Spotify!

Cavaleiros do Zodíaco: Shun não é gay e não deveria ser uma mulher

Os Cavaleiros do Zodíaco foi o meu anime preferido durante muitos anos. Desde a Era da Manchete, esse anime trouxe cinco protagonistas com personalidades distintas e que transmitiam muito carisma. Com o remake da Netflix, um antigo debate vem a tona: Shun é gay? Porque ele se tornou uma mulher no remake?

Ouça o nosso episódio do Hero X Cast sobre o Live Action de Cavaleiros do Zodíaco!

A sensibilidade de Shun – Entendo o conceito

Shun de Andrômeda polemica Cavaleiros do Zodíaco Shun é gay?

Quando pensamos em Cavaleiros a imagem é de Seiya, Shiryu, Aioria e tantos outros é a que impera.

Um homem forte e destemido que não reluta em matar alguém para atingir seu objetivo. O próprio gênero masculino é assim: gostamos de lutar, somos raivosos e bélicos. Isso é a testosterona agindo.

Shun de Andrômeda, ao contrário de todos eles, é um homem forte, mas que teme machucar os outros a sua volta e que se deixaria matar pelo inimigo antes de lhe causar mal.

Esse contraste entre um cavaleiro padrão e Shun é o que chamamos na escrita de Dimensão de Personagem.

No livro “Story” do experiente roteirista Robert McKee ele define muito bem Dimensão de Personagem como  contradição entre a expectativa e a realidade.

Ou seja, Shun consegue ser bidimensional só pelo fato de ser um homem cavaleiro que não gosta de lutar. Esse foi sempre o diferencial do personagem.

Shun era esse cara menos dirigido pelos hormônios, mais sensível e quase depressivo. Esse é o propósito do personagem existir:

Criar um personagem único e que representasse para que todos os jovens meninos mais retraídos e tímidos tivessem alguém a quem se espelhar.

Shun é gay? Shun e Hyoga na casa de Libra

Shun e Hyoga casa de libra

A piada pode até ser engraçada, no entanto o que foi que realmente aconteceu na casa de Libra? Shun é gay?

O episódio em que Shiryu retira Hyoga do Esquife de Gelo e ele está morrendo congelado é muito mal dirigido. O diretor parecia ter um fetiche sexual em certas cenas e closes. Percebi isso ao rever o episódio anos mais tarde.

Na tão falada cena em que Shun tenta descongelar Hyoga (Episódio 59), correndo o risco de morrer no processo, o diretor altera a cena original do mangá e faz Shun deitar-se ao lado de Hyoga.

Shun e Hyoga casa de libra manga

Já no mangá de Saint Seiya e no episódio seguinte (Episódio 60), naqueles minutos de repetição do episódio anterior, temos a cena correta: Shun ajoelha e pega Hyoga no colo para aquecer. Bem diferente né?

Cavaleiros do Zodíaco Shun e Hyoga na casa de libra cena correta

Cavaleiros do Zodíaco Shun e Hyoga na casa de libra anime Shun não é gay

Shun também tem um interesse amoroso na série que é amazona June de Camaleão. Infelizmente, muito pouco desenvolvido assim como todos os relacionamentos de Saint Seiya e quase todos os de animes em geral.

Mesmo o casal mais explícito de Saint Seiya, Shunrei e Shiryu, não é explorado. Já Seiya tem um harém (Saori, Shina e Miho) e não fica com nenhuma. Então o fato de Shun não beijar ou demonstrar seus sentimentos por June não é um argumento.

Veja também:  Confira o Trailer do novo Filme Dragon Ball Z: Battle of Gods [HD]

Portanto, os dois grandes argumentos de que Shun seria gay caem por terra. É só uma piada.

Porque Shun não deveria ser uma mulher no remake de Cavaleiros do Zodíaco da Netflix?

Shaun Shun mulher Cavaleiros do Zodíaco Netflix

Os argumentos para a mudança de sexo são: representatividade feminina dentro dos protagonistas e porque ele era o mais delicado.

Bem, como disse antes, o problema todo é a dimensão do personagem. Quando Shun se torna Shaun ele perde todo o propósito do personagem.

Sendo Shaun uma mulher forte, mas que deixa ser agredida e é submissa, a ideia é completamente diferente de Shun. Ao invés de feminismo, você está apenas colocando um clichê machista.

“Ah mas ela pode ser mais confiante e guerreira”. Se for assim, então a mudança faz ainda menos sentido pois você alterou todas as características do personagem.

E mesmo sendo uma amazona ou mulher-cavaleiro, Shaun não usa a MÁSCARA que TODAS elas TEM QUE  usar.

Ou seja, ou Shaun sai um clichê da mulher que é submissa ou se torna mais confiante e perde em essência. Não há vitória aqui.

Com tantos personagens femininos na série que poderia ser melhor explorados. Saori poderia ser mais pro-ativa e Shina de Cobra é uma vilã que se torna antiheroina também poderia ser usadas. Mas isso seria pensar fora da caixa e não é o que os produtores desse anime fazem.

O que esperar do Remake de Cavaleiros do Zodíaco da Netflix?

O character design não está tão ruim, embora pareça serem action figures em stop motion feitos para vender novos “Cloth Myth“.

A história está confusa com Cassius se tornando Cavaleiro Negro (?) e helicópteros atacando os Cavaleiros.

Shaun não deve ser a única mulher a surgir do nada. Milo de Escorpião já virou mulher em A Lenda do Santuário e Aphrodite de Peixes também pode acabar tendo o sexo mudado.

Com as últimas três produções de Saint Seiya sendo muito fracas (Ômega, A Lenda do Santuário e Soul of Gold), o destino da franquia está nas mãos de Saintia Shô que começou muito bem.

Ouça o nosso episódio do Hero X Cast sobre o Live Action de Cavaleiros do Zodíaco

Aproveite e siga o Hero X Cast no Spotify, curta e se inscreva no Youtube e curta a página do Herói X no Facebook e Instagram.

Nossos grupos no Facebook:

Cavaleiros do Zodíaco

Cavaleiros do Zodíaco – Novas Gerações

Yu Yu Hakusho – Br

Hero X Cast – Anime e Cultura Nerd

Leia também:

Grande Mestre de Cavaleiros do Zodíaco: Desvendando o mistério

Os Cavaleiros do Zodíaco: Quem venceria a Guerra Galáctica?

Top 5 Cavaleiros de Prata mais poderosos da Era de Seiya

E se os Cavaleiros de Bronze perdessem para seus rivais?

Yu Yu Hakusho OVA 2018: 5 coisas que você não entendeu + assista online

10 Comments

Como diria Yoda: com a palavra você está