Cavaleiros do Zodíaco: Shun não é gay e não deveria ser uma mulher
|Os Cavaleiros do Zodíaco foi o meu anime preferido durante muitos anos. Desde a Era da Manchete, esse anime trouxe cinco protagonistas com personalidades distintas e que transmitiam muito carisma. Com o remake da Netflix, um antigo debate vem a tona: Shun é gay? Porque ele se tornou uma mulher no remake?
Ouça o nosso episódio do Hero X Cast sobre o Live Action de Cavaleiros do Zodíaco!
A sensibilidade de Shun – Entendo o conceito
Quando pensamos em Cavaleiros a imagem é de Seiya, Shiryu, Aioria e tantos outros é a que impera.
Um homem forte e destemido que não reluta em matar alguém para atingir seu objetivo. O próprio gênero masculino é assim: gostamos de lutar, somos raivosos e bélicos. Isso é a testosterona agindo.
Shun de Andrômeda, ao contrário de todos eles, é um homem forte, mas que teme machucar os outros a sua volta e que se deixaria matar pelo inimigo antes de lhe causar mal.
Esse contraste entre um cavaleiro padrão e Shun é o que chamamos na escrita de Dimensão de Personagem.
No livro “Story” do experiente roteirista Robert McKee ele define muito bem Dimensão de Personagem como contradição entre a expectativa e a realidade.
Ou seja, Shun consegue ser bidimensional só pelo fato de ser um homem cavaleiro que não gosta de lutar. Esse foi sempre o diferencial do personagem.
Shun era esse cara menos dirigido pelos hormônios, mais sensível e quase depressivo. Esse é o propósito do personagem existir:
Criar um personagem único e que representasse para que todos os jovens meninos mais retraídos e tímidos tivessem alguém a quem se espelhar.
Shun é gay? Shun e Hyoga na casa de Libra
A piada pode até ser engraçada, no entanto o que foi que realmente aconteceu na casa de Libra? Shun é gay?
O episódio em que Shiryu retira Hyoga do Esquife de Gelo e ele está morrendo congelado é muito mal dirigido. O diretor parecia ter um fetiche sexual em certas cenas e closes. Percebi isso ao rever o episódio anos mais tarde.
Na tão falada cena em que Shun tenta descongelar Hyoga (Episódio 59), correndo o risco de morrer no processo, o diretor altera a cena original do mangá e faz Shun deitar-se ao lado de Hyoga.
Já no mangá de Saint Seiya e no episódio seguinte (Episódio 60), naqueles minutos de repetição do episódio anterior, temos a cena correta: Shun ajoelha e pega Hyoga no colo para aquecer. Bem diferente né?
Shun também tem um interesse amoroso na série que é amazona June de Camaleão. Infelizmente, muito pouco desenvolvido assim como todos os relacionamentos de Saint Seiya e quase todos os de animes em geral.
Mesmo o casal mais explícito de Saint Seiya, Shunrei e Shiryu, não é explorado. Já Seiya tem um harém (Saori, Shina e Miho) e não fica com nenhuma. Então o fato de Shun não beijar ou demonstrar seus sentimentos por June não é um argumento.
Portanto, os dois grandes argumentos de que Shun seria gay caem por terra. É só uma piada.
Porque Shun não deveria ser uma mulher no remake de Cavaleiros do Zodíaco da Netflix?
Os argumentos para a mudança de sexo são: representatividade feminina dentro dos protagonistas e porque ele era o mais delicado.
Bem, como disse antes, o problema todo é a dimensão do personagem. Quando Shun se torna Shaun ele perde todo o propósito do personagem.
Sendo Shaun uma mulher forte, mas que deixa ser agredida e é submissa, a ideia é completamente diferente de Shun. Ao invés de feminismo, você está apenas colocando um clichê machista.
“Ah mas ela pode ser mais confiante e guerreira”. Se for assim, então a mudança faz ainda menos sentido pois você alterou todas as características do personagem.
E mesmo sendo uma amazona ou mulher-cavaleiro, Shaun não usa a MÁSCARA que TODAS elas TEM QUE usar.
Ou seja, ou Shaun sai um clichê da mulher que é submissa ou se torna mais confiante e perde em essência. Não há vitória aqui.
Com tantos personagens femininos na série que poderia ser melhor explorados. Saori poderia ser mais pro-ativa e Shina de Cobra é uma vilã que se torna antiheroina também poderia ser usadas. Mas isso seria pensar fora da caixa e não é o que os produtores desse anime fazem.
O que esperar do Remake de Cavaleiros do Zodíaco da Netflix?
O character design não está tão ruim, embora pareça serem action figures em stop motion feitos para vender novos “Cloth Myth“.
A história está confusa com Cassius se tornando Cavaleiro Negro (?) e helicópteros atacando os Cavaleiros.
Shaun não deve ser a única mulher a surgir do nada. Milo de Escorpião já virou mulher em A Lenda do Santuário e Aphrodite de Peixes também pode acabar tendo o sexo mudado.
Com as últimas três produções de Saint Seiya sendo muito fracas (Ômega, A Lenda do Santuário e Soul of Gold), o destino da franquia está nas mãos de Saintia Shô que começou muito bem.
Ouça o nosso episódio do Hero X Cast sobre o Live Action de Cavaleiros do Zodíaco
Aproveite e siga o Hero X Cast no Spotify, curta e se inscreva no Youtube e curta a página do Herói X no Facebook e Instagram.
Nossos grupos no Facebook:
Cavaleiros do Zodíaco – Novas Gerações
Hero X Cast – Anime e Cultura Nerd
Leia também:
Grande Mestre de Cavaleiros do Zodíaco: Desvendando o mistério
Os Cavaleiros do Zodíaco: Quem venceria a Guerra Galáctica?
Top 5 Cavaleiros de Prata mais poderosos da Era de Seiya
E se os Cavaleiros de Bronze perdessem para seus rivais?
Yu Yu Hakusho OVA 2018: 5 coisas que você não entendeu + assista online
O povo também é muito é xarope, xiita e chatos mesmos. Pra começar, que essa comparação chata do Mangá com anime tá demais da conta. Pô, o animê não tem que ser 100% igual ao mangá. Quem não gosta que não assista e ficar com a P***a do mangá. Gente chata cheio de mimimi danado.E outra eu gostei da cena do anime do jeito que saiu, não gosta não assiste K7.
Ahhh gente, me desculpe, mas a versão dos cavaleiros do zodíaco da Netflix é tosco demais. Por favor né?
Esse anime da NetFlix é ruim demais!!! Tá loco! Meu preferido sempre foi o Shun. O cara eta foda demais (Ikki tb) tramsformar em mulher foi nada a ver, mas se esse fosse o único defeito dele…
Realmente não tem nada a ver, não acho que foi bom ter colocado ele como mulher.
Shun realmente não é gay.
Bem, é perceptível que quem escreveu este artigo o fez com todo embasamento para vir defender seu cavaleiro. Mas eu vou colocar aqui o trecho que é melhor explicado por QUEM criou essa obra. Sim, estou falando do próprio: Kurumada. Em uma entrevista de não lembro o ano (pesquisem e talvez achem) ele falou sobre a sexualidade dos cavaleiros. Eu não lembro se ele falou só do Shun ou dos 5 cavaleiros de bronze ou demais cavaleiros. Infelizmente não lembro. Tem pra mim que foi do Shun, mas não dou certeza. Enfim. A resposta do próprio autor da obra foi que ele deixou a sexualidade do(s) cavaleiro(s) em aberto. Ou seja. Não hé gay, mas também não é heterossexual. Fica a liberdade dos fãs acharem o que quiserem. Depois dessa entrevista, NINGUÉM pode usar suas teorias milaborantes para dizer, de fato, que Shun é gay ou é hetero. Nem outros personagens. A pessoa acredita no que quiser, mas essa crença é pessoal e não absoluta.
Agora minha humilde opinião (minha e não imponho como verdade absoluta). Shun não é hetero, nem gay. Mas que ele mais jeito para ser gay do que hetero. Se Shun com caracteristicas delicadas for hetero, não conheço mulher heterossexual que se sinta atraída por esse tipo. Mulher hetero se sente atraída por homem tipo Ikki ou Hyoga. Nesse sentido mais másculo e não delicado como o Shun. Mas essa é minha opinião. O único que teve um affair de verdade no anime foi o Hyoga com a Eiri e que nao deu certo. Depois com a Freya em que ela o ajudou e ele ficou enfurecido quando Haguen a machucou. Ikki também teve com a Esmeralda e depois mais ninguém. Shiryu com a Shunrei, mas parecia mais irmãos. Seiya sentia-se envergonhado com a Saori ou talvez nutria uma paixão platônica por ela, não saberia dizer, é só intuição. Nada de afirmação pq o Kurumada nao deixou muita coisa explícitam algumas implícitas. E June com Shun nunca teve alguma interação amorosa de nenhum dos dois. Além do que, ela era mais velha que ele e ele o tinha como sua supervisora junto ao seu mestre, quem lhe ajudou a treinar e se tornar um cavaleiro. Ela era uma amazona de prata categoria acima dele e ele um de bronze. Não vejo interação além de amizade entre eles.
O anime realmente fez a cena da casa de libra e a cena em que Hyoga carrega Shun nos braços até a casa de escorpião algo muito íntimo. Homem que é homem não faz o que Shun fez por Hyoga e não carrega um homem como Hyoga fez com Shun. Aquela cena ficou muito ‘casal’, lembrando um casal heterossexual. Pergunte a um homem heterossexual e veja o que ele achou dessa cena. Puramente gay, ele vai dizer.
Essa questão de Shun ser o mais forte chega a ser uma piada. E ainda tira o mérito dos personagens, de fato, fortes, que lutaram e derrotaram mais inimigos poderosos (contando todas as sagas e ovas, filmes). Tem que ser bastante desonesto pra negar isso ou ser fantasioso demais. Fã leal de CDZ sabe muito bem disso. Shun não é um deus como Saori. Ele não é Hades, ele apenas foi escolhido para ser o portador. Saori é a reencarnação da deusa atena.
Enfim. Teorias absurdas que se a pessoa defende, tem que ser apenas uma mera opinião. A história de fato nao precisa ser defendida, apenas contada honestamente como ela é. Quem nao aceita, paciência. Que se engane. A mim ninguém me engana.
Ele talvez seja gay sim, nunca foi dito que ele era ou não. Aliás, não foi falado da sexualidade de nenhum deles, já que o foco do anime não são relacionamentos românticos e sim de amizade. Com isso dito, realmente não deveriam ter transformado ele em uma mulher.
Nada a ver! É machista e muito preconceituosa essa ideia de que o homem não pode ser sensível, não pode não gostar de guerra. O Shun é o melhor personagem dos cavaleiros justamente por sua sensibilidade e caráter, que mostra para os meninos que isso também é masculino. Mataram a aura do Andrômeda nesse remake. Fora que as atualizações do roteiro estão bem fracas. Se é pra mulher ter mais protagonismo, coloque a Saori como uns mulher mais ativa e guerreira e não toda delicada – ela é Atenas pow!!!!
Pra mim decepcionou esse remake: roteiro com atualizações graças, resumiram partes importantes da história e, o mais grave, mudaram o sexo do Andrômeda com uma desculpa que não prossegue. Se quer dar protagonismo a mulher deixe Saori menos delicada e mais guerreira. andrômeda era um modelo importante para os meninos, mostrando que o homem pode sim ser sensível e puro e que isso é ser forte.