Top 10 melhores filmes de zumbi de todos os tempos
|Fala mortos-vivos! Hoje o Heroi X traz para vocês um top 10 de um dos meus subgêneros de filmes preferido: Filmes de zumbi!
Muito antes de The Walking Dead se erguer e cair, eu já era fã desses mortos-vivos e via todo tipo de filme de zumbi.
Existem um fato curioso que queria discutir antes: filmes de zumbis em geral entram no gênero de filmes de terror.
No entanto terror é o gênero menos frequente nos últimos anos. A maioria dos filmes é de suspense e até mesmo alguns de comédia.
Top 10 filmes de zumbi
10 – Despertar dos Mortos
Despertar dos Mortos (Dawn of The Dead) de 1978 só está na décima posição, pois está bem datado. Suas atuações, efeitos especiais e maquiagem são totalmente filme B dos anos 70 e isso pode desagradar muitos. Mas o roteiro foi feito com uma grande maestria.
Despertar dos Mortos é o segundo filme da franquia de zumbis do pai do gênero, George A. Romero. Ele é precedido por A Noite dos Mortos-Vivos e sucedido por Dia dos Dos Mortos.
Na história, dois soldados se juntam a uma repórter e se isolam em Shopping Center, onde teriam comida e insumos por muito tempo.
Ken Foree é um ator negro e fez o protagonista badass Peter. Isso é uma marca Romero. Em geral, os personagens negros em seus filmes são sempre memoráveis fodões.
Um remake foi feito em 2004 e está mais para frente nesta lista.
9 – Cargo (curta metragem)
Esqueça Cargo filme longa-metragem da Netflix com o Bilbo Bolseiro.
O filme Cargo original de 2013 é um curta-metragem de apenas 7 minutos e é uma obra-prima. Foi um dos finalistas do concurso Tropfest Australia.
No curta Cargo, um homem foi mordido e ele tem que levar a sua filha para um lugar seguro antes que ele se transforme em zumbi.
Só está nesta posição por ser um curta-metragem.
Você pode conferir acima o filme na íntegra agora no canal oficial do Tropfest Australia.
8 – REC
REC é um filme de zumbis espanhol. Fez tanto sucesso que foi refilmado nos EUA como Quarentena, seguindo a história praticamente quadro a quadro.
REC é estilo found footage (gravado em câmera “amadora”) e conta a história de uma apresentadora de TV que iria acompanhar a noite dos bombeiros. Eles são chamados para socorrer uma senhora em um prédio do subúrbio. No entanto, o prédio é selado por fora e eles ficam presos junto dos moradores e zumbis que parecem mais demônios.
Esse filme ganhou várias sequências, mas todas muito ruins. Se você é como eu e ama filmes de zumbis, mesmo que sejam muito, mas muito ruins mesmo, pode assistir as sequências.
Como um spoiler: A diferença de Quarentena para REC é que no americano os zumbis são mais estilo clássico do “Romero” e no espanhol os zumbis são uma “infecção demoníaca” vindo de uma garota que estava possuída.
7 – Diário dos Mortos
Diário dos Mortos foi o 5º e penúltimo filme da saga Living-Dead de George Romero. Atualizando para os dias de hoje é estilo found footage.
Em Diário, um grupo de alunos de cinema estão fazendo um filme de terror quando começam os relatos de ataques e mortes pelo mundo.
O protagonista fica o tempo todo com a câmera fazendo o registro e em seu trailer de filmagens todos tentam ir para casa e sobreviver ao horror.
Neste filme, aparece em meados do filme um grupo de soldados mercenários. Os membros deste grupo são os protagonistas da sequência Ilha dos Mortos, o último filme da saga de Romero. No entanto, é bem fraco se comparado aos 5 filmes anteriores.
6 – Invasão Zumbi
Invasão Zumbi é uma tradução merda de título para um filme tão foda.
Train To Busan é um filme coreano que conta a história de um pai workaholic ausente levando sua filha de trem e que se descobre no meio de um ataque zumbi… Dentro do trem! Nenhuma parada é segura, com exceção de Busan.
A atuação do protagonista Seok-Wu interpretado por Gong Yoo é maravilhosa e nada teatral como a maioria dos asiáticos.
E de quebra temos um personagem que mata zumbis na porrada!
5 – Extermínio
Extermínio (28 days later) foi um dos responsáveis por resgatar o subgênero de zumbis em 2002.
Extermínio apresenta o protagonista que acorda em uma cama de hospital e se vê em uma cidade aparentemente vazia, mas que na verdade está cheia de zumbis.
Isso te fez lembrar de alguém? Rick Grimes? Pois é, The Walking Dead tanto nos quadrinhos quanto a série de TV tiveram muita influência em Extermínio.
Aqui os zumbis se transformam muito rápido, mesmo se uma gota de sangue zumbi cair na boca ou olhos. E os zumbis correm! Mas correm muito!
“Ain mas não são zumbis, são pessoas infectadas com vírus da raiva”.
Acerca dessa baboseira que vivem repetindo: 1. Raiva, doença do mundo real que a gente pega quando um animal, em geral cachorro, morde é o Rabies Virus. 2. O vírus do filme é o Rage ou seja raiva no sentido de ódio. 3. Vocês sempre pedem pra explicar o que foi que levou ao surto, mas é isso que dá, eles explicam e as pessoas entendem errado. Então parem com essa conversa de saber de onde veio. Os filmes mais legais são de pessoas comuns que não fazem ideia do que está acontecendo com elas.
4 – Zumbilândia
“Vamos fazer um filme de comédia com zumbis?
Ok, mas os zumbis tem que ser a sério”
Esse filme zoeiro com Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg em A Rede Social), Emma Stone (ou a única coisa boa em Espetacular Homem Aranha), Abigail Breslin (a Pequena Miss Sunshine), Woody Harrelson (Esse cara já fez tanto filme foda que não vou botar nenhum aqui, é sua obrigação saber quem ele é rs).
Pra quem é fã do Jovem Nerd e do Protocolo Bluehand Zumbis vai adorar porque Columbus (Eisenberg) tem suas próprias regras para sobreviver à zumbilândia.
Já quem é fã de Os Caça Fantasmas vai adorar a participação de Bill Murray como ele mesmo!
E a melhor coisa desse filme é, como citei no começo, mesmo sendo um filme de comédia, os zumbis são totalmente realistas e não participam da zoeira.
3 – Todo Mundo Quase Morto
Outro filme de comédia no Top 5? Sim! Todo Mundo Quase Morto já é um título maravilhoso. Agora o original Shaun of The Dead faz referência aos filmes do Romero que terminam com “of The Dead” e já virou sinônimo de zumbis.
Shaun of The Dead é um filme inglês e possui o seu ácido humor britânico. Acompanhamos Shaun (Simon Pegg, o Scotty de Star Trek) e seu melhor amigo Ed (Nick Frost) indo buscar sua namorada e os amigos dela, depois a sua mãe e padrasto para irem se abrigar no pub preferido deles.
A sinopse é estranha? Então, aí está a graça! O filme é zoeiro do começo ao fim e faz dezenas de referências aos filmes de zumbi, terror e cultura nerd em geral.
Simon Pegg e Nick Frost fizeram deste o primeiro de uma trilogia de sangue e sorvete (Blood and Ice Cream Trilogy). Em cada filme, Pegg inicia com um cornetto de sabor diferente e cada história não tem relação entre si.
Com piadas de humor negro britânico, Todo Mundo Quase Morto angaria a terceira posição no rank de melhores filmes de zumbi!
2 – A Noite dos Mortos-Vivos
A Noite dos Mortos-Vivos é o primeiro filme de zumbis de George Romero. Já existiam alguns filmes de zumbi antes como “White Zombie“, mas era uma pegada diferente, mais ao estilo de terror de monstros como Drácula e Lobisomen.
A Noite dos Mortos-Vivos (The Night of The Living Dead) possui duas versões a de 1968 e a de 1990. Diferente de Dawn of The Dead, eu não os separei pois o remake segue muito fielmente o original, diferindo em apenas alguns aspectos.
A história se passa numa cidade no interior do EUA quando um casal de irmãos estão indo visitar o túmulo de sua mãe. Após um ataque, o irmão morre e a irmã, Bárbara, foge até encontrar uma casa de fazenda. Lá, surge Ben, um badass afroamericano que a salva de alguns zumbis e algumas pessoas escondidas no porão. Juntos eles terão que sobreviver ao zumbis que os cercaram.
Como frisei anteriormente, Ben é negro. Em 1968, um filme com um negro protagonista foi uma grande novidade, sendo um dos primeiros filmes a fazer isso.
No filme de 1968, Bárbara passa a maior parte do filme catatônica e Ben é o protagonista da história.
Na refilmagem de 1990, Bárbara é mais ativa e vai crescendo ainda mais durante o filme, dividindo o espaço com o já fodão Ben.
O filme de 1968 está em preto e branco e o de 1990 é o da imagem acima, já colorido.
1 – Madrugada dos Mortos
O melhor filme de zumbis é Madrugada dos Mortos. Dawn of The Dead, o filme de 2004 dirigido por Zack Snyder pegou o conceito do original e repaginou completamente.
Madrugada dos Mortos é um filme dinâmico com cenas de ação, suspense até uma dose de comédia com ação muito bem dirigida por Zack Snyder.
A história segue uma enfermeira que se vê em meio a um apocalipse zumbi e junto com um grupo de sobreviventes vai a um shopping fechado onde espera ter abrigo e comida.
Neste filme, nós temos mais uma homenagem ao original colocando o personagem Kenneth (Ving Rhames), um policial afrodescendente fodão, uma das marcas de Romero.
Madrugada dos Mortos tem um ritmo que até hoje ainda impressiona. Os personagens principais são todos muito bons e bem marcantes.
Roteiro, trilha sonora, maquiagem e efeitos especiais todos funcionam muito bem levando este a ser o melhor dos filmes de zumbi de todos os tempos.
Conclusão
Tem algum filme de zumbi que você gosta e não está na lista?
Deixe ai o seu top 10 filmes de zumbi!
Adicione o Heroi X no Facebook, Twitter, Pinterest e Youtube. Entre no grupo HEROPOWER.
Leia também:
Filmes 2019: Listão de 27 lançamentos para ver no cinema
One Punch Man: TOP 10 melhores referências do anime
Quais são os 7 Reinos de Game of Thrones?
Muito boa lista. Eu só tiraria o 5º lugar (Diário dos Mortos) e colocaria Guerra Mundial Z (2013) ou Terra dos Mortos (2005).
Eu Sou a Lenda (2007) também poderia estar na lista.
Fala meu amigo Cleber! Eu fiquei em dúvida de Eu sou a Lenda, mas aí eu lembrei que apesar de ter gostado do filme na época, ele me deixou com um sentimento ruim depois de ler o livro e ver que a história era muito melhor. Terra dos Mortos eu gostei também, mas achei que realmente estaria abaixo. Guerra Mundial Z eu não gostei nenhum pouco!