Google

Yu Yu Hakusho: o anime perfeito

O titulo pode parecer muito audacioso e exagerado, mas ainda é pouco perto do grande show que é Yu Yu Hakusho. Nunca houve um anime que pudesse reunir ação, aventura, comédia, drama, romance e filosofia de forma tão sinérgica, tão coesa. Enredo, personagens e músicas são inesquecíveis. Se você nunca ouviu falar em YYH ou acha que os personagens de Naruto são cativantes ou que a estória de Bleach é superoriginal, então deve assistir os 112 episódios da série tão rápido quanto possível e logo entenderá minha “babação de ovo”.

yu yu hakusho foto final da carta

A sinopse de Yu Yu Hakusho

A história começa lentamente, tecendo bem o contexto da criação de Yoshihiro Togashi, com os protagonistas sendo muito bem construídos nos primeiros episódios: Já no inicio somos surpreendidos por dois fatos curiosos: o primeiro é que o anime começa com a morte do protagonista um garoto de 14 anos, Yusuke Uramechi, atropelado por um carro para salvar uma criança; a segunda é que esse jovem, é um badboy de marca maior, o maior arruaceiro da escola, o mais temido do bairro, com um soco de direita capaz de derrubar qualquer um, entretanto ainda um bom jovem brincalhão e despreocupado.

Ainda nos primeiro episódios conhecemos Botan, uma guia espiritual (deusa da morte) meio doidinha e muito engraçada; Keiko, a amiga de infância de Yusuke e sua namoradinha de escola (que possui um tapa mais forte do que muito vilão por ai) e Kazuma Kuwabara, o outro badboy do colégio que sempre tentou ganhar de Yusuke numa luta, mas sempre foi derrotado, sendo o mais próximo de melhor amigo que Uramechi tinha, sendo o protagonista de grande parte das melhores cenas de comédia do desenho.
Por essa sua fama de mau caráter, nem mesmo os deuses da morte achavam que ele poderia se sacrificar para salvar uma criança. Por isso, ele pôde fazer um teste para ressuscitar. E daí? E daí que ele não quer voltar. Yusuke só percebe que precisa mesmo ressuscitar quando vê o desespero e tristeza de sua mãe alcoólatra, de Keiko, de seu professor e de Kuwabara.

Veja também:  Teorias Game of Thrones: Jon Targaryen, Tyrion e o Príncipe Prometido

yusuke vs toguro torneio das trevas

O desenrolar: A tétrade de Yu Yu Hakusho se forma!

Nos episódios seguintes até o quinto, vemos muita comédia, drama e aventura contando como Yusuke voltou à vida com a ajuda de Botan e Koenma, o filho do Rei Emma (o Senhor do Mundo espiritual, sendo este um personagem que já apareceu também em Dragon Ball Z). Após a sua volta ele se torna um Detetive espiritual e começa a “seguir as ordens que vêm de cima”, investigando casos para o “outro mundo”.

Logo na sua primeira missão ele se depara com a dupla de monstros Kurama e Hiei. Suas roupas definem bem seus humores. Kurama usa um uniforme escolar rosa e Hiei, uma capa negra. Falar de Hiei é mais fácil, ele é extremamente orgulhoso e não mede esforços para chegar a seus objetivos. Possui uma velocidade incrível e é muito habilidoso com a espada, sendo também detentor de um terceiro olho na testa que lhe dá enorme poder e das mortais chamas negras. Kurama é aparentemente o personagem frágil e afeminado, mas não se engane ele não é nenhuma das duas coisas! Calmo, gentil e inteligente, ele controla os vegetais e é temido até mesmo por Hiei (certa vez Hiei diz que o motivo de Kurama estar em seu bando é que ele não queria ter que enfrentá-lo). Ele é a reencarnação de uma raposa-demônio  em corpo humano (Naruto é tão original…).

Yu Yu hakusho banda de musica

Trilha sonora e dublagem de Yu Yu

As músicas conseguem transmitir exatamente o clima da cena e por vezes te fazem ter que se segurar na cadeira para não sair lutando junto de nossos heróis ou te fazem chorar nas cenas mais comoventes. São totalmente sinérgicas com o enredo e a animação.

Veja também:  Easter Eggs: Homenagens dentro de animes e mangás

A dublagem de Yu Yu Hakusho foi feita pela audionews e é considerada como a melhor dublagem brasileira de todos os tempos com vozes que se tornaram icônicas como a voz de Hiei por Christiano Torreão! O motivo? São vários. O primeiro dele foi a seriedade na hora do trabalho, não ficou nada infantil. O segundo é que eles preferiram adaptar para nossos jargões e ditados populares as idéias das frases originais em japonês. Por exemplo, Yusuke sempre fala “Ah eu to maluco!”, gíria muito usada nos anos 90 devido a um Funk de relativo sucesso. Outro, eles não seguiram a pronúncia original de alguns nomes, aproximando ainda mais de nossa cultura, Yusuke se pronuncia “Yuske” (Assim como Sasuke se pronuncia Saske), mas os dubladores preferiram utilizar “Yusuke” mesmo.

Personagens secundários de YYH

Os diversos Personagens secundários que apareceram durante a série, nos mostra as variedade de personalidades, idéias e trejeitos que a mente de um mangaká pode criar. Grande parte dos inimigos, aliados e vilões que surgiram no andar da estória são inesquecíveis e podem até mesmo se tornar o personagem preferido de muitos. Até porque Jin, Ti-yu, Suzuki, os irmãos Toguro, Sensui, Laizen e cia são tão incrivelmente fascinantes quanto o quarteto principal.

Para finalizar eu tenho que dizer – Vejam no próximo episódio: O poder de Yu Yu Hakusho!

Eu não conheci o outro mundo por querer!
Só quem for fã antigo vai entender o hiperlink acima.

Abertura em Português

Abertura em japonês

Dica heróica do dia:

Quer aprender a desenhar mangá e anime? Veja o curso do Método Fan Art.

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia Também:

Eizou Hakusho – A continuação de Yu Yu Hakusho

Fullmetal Alchemist: Da alquimia ao sucesso

Goku versus Superman: O encontro de dois mundos

E se Dragonball fosse americano?

Final Naruto mangá: Notícias e o adeus ao jovem Ninja!

172 Comments