Google

Star Wars: A Força Luminosa e o Lado Negro da Força

“A Força é o que dá poder a um Jedi. É um campo de energia criado por todos os seres vivos. Ela nos envolve e penetra. É o que mantém a galáxia unida”. Obi Wan Kenobi. 

Desta forma, nós conhecemos A Força em Star Wars. Seus conceitos derivam tanto do conceito dicotômico de Yin e Yang quanto do poder do Ki. A Força é a energia que mantém equilíbrio entre os seres vivos e a galáxia. O Lado Negro da Força é a corrupção desta energia agindo como forma a desequilibrar este balanço.

Entre os usuários d’A Força, existem os que creem nela como um Deus onipotente e onipresente que controla parcialmente seu destino e os que acreditam que é apenas um campo de energia a ser utilizado para seus próprios fins. Luke Skywalker questiona Obi Wan Kenobi se A Força controla seus movimentos, mas seu mestre lhe diz que isto é apenas em parte. Mestre Yoda se refere À Força como sua “poderosa aliada”.

Luke e Obi Wan Star Wars

A Força Viva e A Força Cósmica

As obras do universo expandido nos mostram que A Força possui duas formas. A Força Viva e A Força Cósmica. Assim como no conceito dado por Obi Wan, A Força Viva é a que existe dentro dos seres vivos. Quando a criatura morre, sua energia é convertida para o manancial de Força Cósmica. Há indivíduos com a mistura poderosa de sensibilidade e controle tão grande da Força que são capazes de manter a individualidade mesmo após se juntarem à Força Cósmica, como foi o caso de Obi Wan Kenobi, Mestre Yoda e Anakin Skywalker.

Em Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma, nós somos introduzidos ao conceito de Midi-chlorians, seres vivos microscópicos que vivem em simbiose dentro das células dos seres vivos e são os responsáveis por intermediar o conhecimento da Força entre os seres vivos e a Força Cósmica.

Veja também:  Natal Star Wars - Imagens da Semana 49

Isso fere o conceito criado na trilogia clássica de Star Wars, onde sem explicação, foi dado um teor místico À Força. Com o conceito introduzido na nova trilogia, a sensibilidade de cada um À Força pode ser medida pela sua contagem de Midi-chlorians.

Yoda e Luke Star Wars

O Lado Luminoso da Força

Alegria, amor, felicidade, compaixão, benevolência e autossacrifício levam ao Lado Luminoso da Força, também conhecido como Ashla. Sendo a principal fonte de poder de um Jedi, o Lado Luminoso da Força dá ao usuário o poder de prever eventos futuros, assim parecendo terem reflexos rápidos e facilitando o uso de Sabres de Luz, por exemplo. Como principal forma de crescer no Lado Luminoso da Força, o usuário da Força tem que utilizar o controle através da calma. A meditação é um dos meios que os Jedi encontraram para manter a mente limpa e sentimentos nocivos afastados, bem como ao mesmo tempo refletir sobre o controle da Força.

Entre os poderes que foram mostrados nos filmes destacam-se: Telecine, truques mentais (Esses não são os androides que vocês procuram), o controle de batalha do Sabre de Luz (utilizando os pressentimentos e o aumento de potência da Força) e os Relâmpagos da Força.

Nos filmes de Star Wars, o Lado Luminoso é chamado apenas de A Força, pois o Lado Negro da Força é tido como uma corrupção da natureza. Além dos Jedi, outros notáveis usuários do Lado Luminoso eram os Baran Do (espécie fora da república que passavam grande parte do seu tempo meditando) e a Bruxas de Dathomir (Nativas do planeta Dathomir, descendentes da Jedi Allya, expulsa em 600 ABY da Ordem Jedi).

Lado Negro da Força Darth Vader

O Lado Negro da Força

“Ira, medo e agressão no Lado Negro eles estão. Cuidado com Lado Negro. Facilmente para unirem-se à luta fluem. O Lado Negro para sempre dominar o seu destino vai, consumindo sua vontade, como com o aprendiz de Obi Wan fez”. Mestre Yoda.

Conhecido como Boga ou Bogan pelos antigos Jedi, o Lado Sombrio ou Lado Negro da Força foi amplamente utilizado pelos Lordes Sith. Deturpando os ensinamentos Jedi sobre a Força, os primeiros Jedi Negros usaram A Força para o combate ao invés da meditação. Após a sua cisão com a Ordem Jedi e exílio, quando a ordem dos Lordes Sith foi fundada, a extensão do lado sombrio foi entendida. A facilidade de aumentar seus poderes com o Lado Negro leva muitos usuários da Força a acreditarem que ele é mais forte, porém é apenas mais fácil, como diz Yoda.

Veja também:  Star Wars O Despertar da Força: o Jedi, o vilão e o Stormtrooper

Na trilogia antiga de Star Wars, o Lado Negro da Força era tido como um grande mal a ser temido pelos Jedi. Quanto mais poderoso era o usuário do Lado Negro da Força, mais deformado ele seria. Assim Darth Vader não conseguia nem mesmo manter seu corpo humano de tão deformado e o Imperador possuía aquela face enrugada e olhos amarelos. Infelizmente, a trilogia nova retirou totalmente essa interpretação de ambos os personagens, dando como óbvias as causas de transformação, Vader decepado por Obi Wan e queimado por lava e o Imperador fora queimado pelos seus próprios Relâmpagos da Força refletidos.

Um Jedi que cai no Lado Negro, não mais consegue retornar ao Lado Luminoso, pois o Lado Negro controlar sua mente e ações. Foi assim como todos os Sith. A única exceção foi o Escolhido, Anakin Skywalker, que vendo a entrega total de seu filho, Luke, ao Lado Luminoso, negando a influência do Lado Negro da Força que o Imperador impunha e se entregando à morte, retornou ao Lado Luminoso deixando de ser Darth Vader (Daí o nome do Episódio VI: O Retorno de Jedi).

Espero que este Primeiro Especial Star Wars tenha ajudado a entender um pouco mais sobre os hemisférios da Força (Viva e Cósmica) e sobre o Lado Luminoso e Lado Negro da Força. Agora é assistir Star Wars O Despertar da Força com total ciência do conceito mais filosófico de Star Wars, A Força.

Que A Força esteja com você.

Trailer internacional de Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube, Instagram e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER e Star Wars – Trilogia Disney!

Leia também

Star Wars O Despertar da Força: teorias e trailer internacional

De Volta Para o Futuro: 45 curiosidades e easter eggs

Quem São: Cisco Ramon e Caitlin Snow – série Flash

Goku vs Superman: O encontro de dois mundos

Universo DC Cinematográfico dará certo após Batman v Superman?

One Comment

Com a palavra você está