Google

Batman V Superman: A Origem da Justiça | Crítica

Desde o anúncio da produção do filme, que seguiria como continuação direta de O Homem de Aço, e que teria a participação do Batman, criou-se uma grande euforia e expectativa sobre o embate, pois desde o começo ficou claro que a grande referência era a obra prima de Frank Miller “O Cavaleiro das Trevas.” Desde então, começou uma grande disputa na internet sobre o sucesso ou desastre que assombraria ou elevaria a DC a novos vôos: Batman V Superman.

Batman V Superman Origem da Justiça_logo

Em Batman V Superman temos uma rápida apresentação da origem do Batman, que foi elaborada de forma muito sucinta e clara. Até quem não conhece a mitologia do Batman, entenderá sem problemas. Logo após visualizamos a batalha final em Metrópolis, com a presença de Bruce Wayne, informação vista na maioria dos trailers.

Em suas 2h32 minutos o filme tenta, de forma ousada e diferencia, criar e firmar um universo de meta-humanos, apresentando os heróis mais queridos da DC. A narrativa do primeiro ato lembra muito o estilo Miller nas HQs do Cavaleiro das Trevas, além de criar o questionamento de ser ou não necessário super heróis. Nesse embate filosófico, o vigilante de Gotham confronta o último filho de Krypton. Os estilos de combate ao crime criam a tensão que se intensifica conforme ocorrem as ações de Lex Luthor.

Nesse universo, temos um Batman com mais de 20 anos de carreira e que já possui cicatrizes de diversas lutas e percas. Esse Batman é diferente de todas as outras versões que já conhecemos. Ele é o que mais se assemelha ao Batman das animações e das HQs que conhecemos. Lembrando que há muito do Batman do Frank Miller nessa composição. A velocidade, agressividade e uso do cenário nas lutas lembra muito o estilo dos games “Arkham“. Esse foi o grande ponto positivo para a incorporação de um Batman em um universo extenso com meta humanos e seres de outros universos, algo que não funcionaria com o Batman do Nolan. Após acertar o Batman, o grande desafio era firmar o Superman como o maior herói de todos, mas os eventos do filme O Homem de Aço dificultam isso tanto nas criticas ao filme e ao personagem.

Veja também:  Disney compra a Lucasfilm e já planeja novo Star Wars para 2015

Como foi especulado e afirmado por toda a produção do filme, outros personagens que compõem a Liga da Justiça foram apresentados de forma simples e objetiva. Tirando dois personagens que tiveram uma aparição mais significativa. Um deixo em segredo, mas o segundo é a Mulher Maravilha. O filme apresenta a Liga da Justiça!

Batman V Super Man Origem da Justiça

O grande problema de Batman V Superman é justamente o seu diferencial. A Ousadia. Diferente da concorrência, a DC apostou suas fichas em Snyder e na criação de um universo cinematográfico da DC em uma única tacada. O excesso fez parte de todo o filme. Não existe uma cena climax ou de potencial grande. Como de costume do Snyder, todas as suas cenas tentam ser grandiosas e você acaba tendo um filme sem grandes impactos. Não que isso seja de todo ruim, mas não te faz ficar na expectativa de algo maior, pois o filme todo é grande. A fotografia do filme é impecavel e as trilhas sonoras são marcantes, principalmente a trilha da Mulher-Maravilha, que é simplesmente sensacional. Alguns efeitos visuais parecem inferiores comparados ao que estamos acostumados em grandes produções, mas não interferem em nada na história.

O terceiro ato, infelizmente não é tão impressionante como poderia ser. O confronto entre o Cruzado encapuzado e o último filho de Krypton é rápido e mostra com clareza da superioridade do Superman e a capacidade do Batman de criar o ambiente certo para enfrentar tal ameaça. O inimigo final, já apresentado no trailer, não representa uma ameaça real para o Homem de Aço da forma que conhecemos nas HQs. Acredito que o corte final tenha tirado toda a superioridade que esse ato poderia ter, mas quem sabe na versão +18 para BluRay podemos nos aprofundar mais nesse embate. Enfim, Batman V Superman é ousado, dinâmico e confuso em sequência. É uma peça fundamental para iniciarmos o universo cinematográfico da DC. Batman V Superman é o melhor filme do Universo DC Cinematográfico, mas ainda não é o melhor filme de super heróis.

Veja também:  Imagens da Semana 13: Harry Potter anime

Bom_

Adicione-nos no FacebookYoutubePinterestTwitter (Patrick Duarte) e entre no grupo HEROPOWER! Ah e não esqueça de visitar o Pensamento Livre!

Leia também:

Quem São: Cisco Ramon e Caitlin Snow – série Flash

Homem de Aço – Este não é o Superman! O que aconteceu com o Homem do Amanhã?

De Volta Para o Futuro: 45 curiosidades e easter eggs

Marvel anuncia Homem Formiga e Vespa e três novos filmes até 2020

Goku vs Superman: O encontro de dois mundos

One Comment

Como diria Yoda: com a palavra você está