Google

Harry Potter and the Cursed Child: Hermione negra faz sentido?

Sou fã incondicional de Harry Potter desde a adolescência. Vi Harry Potter e a Pedra Filosofal em VHS sem nenhuma pretensão e ao final me vi envolto num clima de euforia gigante. A saga de Harry Potter, assim como Cavaleiros do Zodíaco, Game of Thrones e Lost ficaram gravados em minha mente em cada detalhe. E um desses detalhes é o fato de que Hermione é inglesa e mais de 90% da população inglesa é branca. Hermione pode não ter tido sua cor anunciada na obra, mas quando se escreve “mulher inglesa” nós logicamente pensamos em uma “mulher branca“. Contudo Hermione negra realmente faz sentido, se pensarmos que ela possuiu cabelo encrespado e era um símbolo da “luta étnica” do mundo bruxo.

 Hermione negra Harry Potter and the cursed child

J.K. Rowling, a autora da saga, em nenhum momento das entrevistas afirma que Hermione é de fato negra nos livros, entretanto diz que deixou margem para essa reinterpretação da personagem no teatro. Lembrando que a peça não é necessariamente continuação direta dos livros ou dos filmes, é um material, que apesar de se passar no futuro da vida de Harry Potter, é algo que deve ser interpretado como uma mídia diferente.

Se o grupo populacional que mais sofre com racismo no mundo trouxa são os negros, os nascidos-trouxas o são no mundo bruxo. Então, mais do que como fato, como uma marca visual para destoar os bruxos dos nascidos-trouxa, colocar Hermione negra faz todo sentido. Claro que tudo isso só faz sentido se a atuação e o texto da atriz Noma Dumezweni fizer valer a mudança.

Harry Potter and the cursed child Harry Albus Gina

Lembrando que os filmes também tem muitas diferenças em relação aos livros. Um detalhe crucial para a saga são os olhos verdes de Lilian Potter que Harry Potter herda. No filme, Harry tem olhos azuis. A própria Hermione é descrita como “dentuça e de cabelos armados” (Eu sei que você ama Emma Watson, mas agora imagine-a com próteses dentárias e o cabelo bagunçado). E claro, suas vestes trouxas usadas em Hogwarts são quase uma heresia.

Veja também:  Street Fighter: Filmes profissionais VS Fanmade

Se Noma Dumezweni fizer uma boa Hermione na peça, abrirá espaço para a mudança ser melhor aceita. Espero que tanto a peça quanto o livro façam sucesso, pois mais material de Harry Potter é mais diversão para os potterheads. Em Harry Potter and the Cursed Child também estão Jamie Parker (Harry Potter), Poppy Miller (Gina Potter), Sam Clemmett (Albus Severus Potter), Paul Thornley (Ron Weasley) e Cherrelle Skeete (Rose Granger-Weasley)A versão em literária de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada sairá em 31 de Julho nos Estados Unidos e tem previsão de lançamento no Brasil para Outubro pela Editora Rocco.

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube, Instagram e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia também:

Quem são: Mercúrio e Feiticeira Escarlate – Marvel

Goku vs Superman: O encontro de dois mundos

Filme de Assassin’s Creed ganha primeiro trailer

Grande Mestre de Cavaleiros do Zodíaco: Desvendando o mistério

Batman – O Legado do Morcego: parte 1 – O Cavaleiro das Trevas

 

Com a palavra você está