Teorias Game of Thrones: Jon Targaryen, Tyrion e o Príncipe Prometido
|Você sabe quem é o pai de Jon Snow? Se acha que é Ned Stark, meu amigo, você precisa muito ler esse post. Saiba quem são os pais de Jon Snow; o verdadeiro pai de Tyrion; Quem é o Príncipe Prometido do qual as Sacerdotisas Vermelhas tanto falam?
Game of Thrones é uma série de muitos mistérios, mas o fato é que muitos deles já foram desvendados, mesmo antes de serem apresentados.
Jon Targaryen – A grande teoria de Game of Thrones
A primeira teoria de Game of Thrones comentada aqui vem desde o primeiro livro, e que já foi praticamente confirmada. Jon Snow é filho de Rhaegar Targaryen, filho mais velho e herdeiro do Rei Louco, com Lyanna Stark. Ou seja, a teoria de Jon Targaryen.
George R. R. Martin bebeu de muitas fontes para criar As Crônicas de Gelo e Fogo. Uma delas foi a Guerra de Troia na qual um belo príncipe de Troia chamado Paris rouba Helena, a esposa de do Rei Menelau, um dos reis da Grécia. Este rei se une à muitos outros reis para atacar Troia e resgatar sua esposa. Interessante notar que Martin funde as características de Paris com seu irmão Heitor, o qual era o tido como “o melhor espadachin dos sete reinos”.
Em Game of Thrones, Robert Baratheon diz que sua prometida Lyanna havia sido raptada por Rhaegar Targaryen, quando na verdade o mais provável é que a moça tenha ido de bom grado. Em muitas ocasiões ficamos sabendo que além de exímio guerreiro, Rhaegar era bonito, cantor e divertido, atributos que uma jovem Nortenha poderia facilmente se apaixonar. Então Robert, sobre o pretexto de rapto, reúne os Starks e os Arryn para atacar Porto Real e resgatar Lyanna.
As lembranças e visões do passado
Já vimos no passado revelado à Bran que Ned Stark invadiu a Torre da Alegria, a qual foi guardada por Guardas Reais. Ora, quem mais eles poderiam guardar além de um membro da família real? A amante de Rhaegar e seu filho recém-nascido.
Sabendo da fúria que Robert sentia, inclusive com o infanticídio dos dois outros filhos de Rhaegar, Lyanna faz Ned prometer cuidar de seu filho. “Prometa-me Ned” são as palavras que no primeiro livro assombram a cabeça de Eddard Stark, até mesmo em seu último dia nas masmorras de Porto Real. Ele não viu alternativa à época a não ser esconder o sobrinho como seu próprio filho bastardo para proteger-lhe.
O único momento que dificulta a teoria até aqui é o fato de que Jon se queima quando pega uma lamparina para jogar num dos Caminhantes Brancos durante a primeira temporada/livro. Se ele é sobrinho de Daenerys, ele deveria ser um não-queimado também. Contudo, isso por si só não tem o poder de afastar a teoria.
Jon continua sendo Snow, pois é um filho bastardo. Contudo, então mesmo que seja filho do verdadeiro herdeiro do Rei Louco, Aerys Targaryen, ele não é o sucessor do trono. Mas ele é um único parente vivo de Dany e, se tudo for bem encaminhado, como há sempre incesto entre os Targaryen, pode ser que tenhamos um casal no final.
Quem é Azor Ahai, o Príncipe Prometido
Azor Ahai foi um guerreiro lendário que derrotou os Caminhantes Brancos há mais de oito mil anos durante a Longa Noite. Ele era o portador da famosa espada Luminífera, a qual mesma envolta em chamas, não se desfazia.
A escuridão cobria o mundo e Azor Ahai foi o herói escolhido para lutar contra a Longa Noite. Contudo, para tal feito, ele precisava de uma espada digna de herói. Então, Azor Ahai trabalhou por trinta dias e trinta noites até forjar sua espada. Entretanto, quando ele mergulhou a lâmina na água, a espada se quebrou. Ele não desistiria facilmente, então começou de novo.
Na segunda tentativa, ele levou cinquenta dias e cinquenta noites para fazer uma lâmina ainda melhor do que a primeira. Para temperá-la, agora, capturou um leão e enfiou a lâmina no coração do animal, mas o aço quebrou mais uma vez.
Na terceira tentativa, ele trabalhou com o coração apertado, pois já sabia de antemão o que teria de fazer. Desta vez, após trabalhar na lâmina por cem dias e cem noites, ele chamou a esposa, Nissa Nissa, e pediu para ela descobrir o peito. Ele então enfiou a espada no coração da esposa, e o espírito e a coragem dela se combinaram com o aço da espada, criando a Luminífera.
A profecia
Em Asshai, foi profetizado que o Príncipe Prometido retornaria para desafiar os Outros (Como são conhecidos os Caminhantes Brancos nos livros):
“Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar no céu e o ar frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”. Há também outra parte que cita: “Quando a estrela vermelha sangrar e a escuridão aproximar-se, Azor Ahai irá renascer no meio do fumaça e sal e acordar os dragões feitos de pedra“.
Na série, Melissandre acreditava que Stannis Baratheon era Azor Ahai, dando-lhe inclusive uma Luminífera falsa durante a queda de um cometa vermelho. Contudo, a mesma percebeu seu erro na derrota de Stannis e agora aposta em Jon Snow. Outra duas sacerdotisas vermelhas acreditam que Daenerys Targaryen seja a “princesa prometida”.
O Gelo e o Fogo
Enquanto Dany nasceu na tormenta no meio do mar (fumaça e sal) e despertou os Dragões de Pedra, Jon renasceu envolto em fumaça e sal (velas e as lágrimas de Bowen Marsh enquanto o matava). Qual dos dois lados está certo? Talvez ambos estejam! Azor Ahai pode não ser uma, mas duas pessoas? Gelo e Fogo? Stark e Targaryen?
Sim e talvez sejam três! Pois, outro personagem que ainda não foi citado, e tem a ver com a a terceira teoria, pode ser uma parte de Azor Ahai: Tyrion Lannister. Ele matou a mulher amada: Shae.
Então, talvez esses três personagens que já se mostraram os maiores protagonistas da trama, sejam juntos o Príncipe Prometido. Além disso, pode ser que a parte da lenda de “matar a mulher amada” seja no fato dos três terem matado suas mães durante o nascimento.
Tyrion Targaryen, a terceira cabeça do Dragão
“Sim, meus amigos: Tyrion Lannister é um Targaryen. A série parece ser a reascensão da Casa Targaryen. Lembrem que o Dragão tem três cabeças. Daenerys é uma delas. Jon Snow é a outra. E a terceira? Tyrion! Entre os motivos dessa teoria, quase factual, é que o Anão sempre foi odiado por seu pai Tywin com mais fervor do que deveria.
Dizem as más línguas que Aerys Targaryen, o Rei Louco, mantinha uma relação íntima com Joanna Lannister, prima e esposa de Tywin. A relação dos dois talvez tivesse começado antes mesmo do casamento, quando Aerys ainda era príncipe e Joanna ainda não se casara com Tywin como “desmente” o Meistre Yandel em sua descrição do livro “Mundo de Gelo e Fogo” (que foi feito da perspectiva de seu personagem). Ora, uma relação “que não existiu” teria que ser retratada no livro?
Tywin confirmou?
De fato, numa passagem do livro A Tormenta das Espadas, Tywin diz para Tyrion: “As leis dos homens te dão o direito de usar meu nome e vestir minhas cores, já que não posso provar que você não é meu”. Tywin talvez suspeitasse, mas não tinha como confirmar suas teorias pelos dois suspeitos morrerem.
Isso pode explicar o fato de Tyrion ter sobrevivido ao conhecer os dragões Rhaegal e Viserion para libertá-los. Talvez os dragões tenham sentido um cheiro intrínseco da família Targaryen nele.
Apesar de serem teorias de Game of Thrones, como vimos, são muito certas de acontecerem: Jon Targaryen, Tyrion Targaryen e Azor Ahai sendo um conjunto de pessoas. Será que o próximo episódio revelará uma dessas teorias? O que esperar da mente genial de George R.R. Martin.
Tema de Game of Thrones versão extendida:
Adicione o Heroi X no Facebook, Twitter, Pinterest, Youtube, Instagram e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER.
Leia também:
Cavaleiros do Zodíaco: Armaduras de Ouro em tamanho real!
Quem São: Cisco Ramon e Caitlin Snow – série Flash
De Volta Para o Futuro: 45 curiosidades e easter eggs
Final Naruto mangá: Notícias e o adeus ao jovem Ninja!
Batman – O Legado do Morcego: parte 1 – O Cavaleiro das Trevas
A última frase de Lord Twin Lannister, após o golpe de Tyrion, é “Eu não… Não sou seu pai.”
acredito que Jon mata o rei da noite i ele é o Azor Ahai (é oque eu acho) ´pq quando ele matou o ww na 5ºtemporada a espada dele nao se quebrou, quando defendeu um golpe do ww
(lembrando a espada que ele pega e se defende primeiro congela e quebra ai quando ele acha a espada dele e defende novamente nao acontece nada com a sua espada ai ele da o golpe e mata o ww 😛 é muita coisa muito misterio kkkkkk
a 7 e 8 tem que desvendar muita coisa acredito vai ser aquela luz nas mentes assim espero
aço valiriano, qualquer um que detenha a espada de aço valiriano pode matar um vagante, ou se nao, use vidro de dragao… Renan
Em ingles luminifera esta como LIGHTBRINGER, que traduzido significa portador de luz. Se a estrela sangrenta esta numa linguagem figurativa, a palavra espada tb pode estar.. Pra mim AZOR AHAI so pode ser a Daenerys.
A melhor noticia vai ser quando Bran Stark dize a verdade de Jon Snow! Casa Stark é a minha casa favorito na série, os personagens são complexos e fornecer elementos-chave para a série. Espero que os quatro irmãos se reunir e juntar-se com Daenerys e Tyrion. As series são viciantes, Game Of Thrones é a minha preferida, deixo os horários em http://br.hbomax.tv/serie/Game-of-Thrones-Temporada-07-/501441 tem um bom elenco.