Google

Star Wars: Luke será um Jedi Cinza?

“Luz. Escuridão. O Equilíbrio” é a frase dita por Luke Skywalker (Mark Hamill) no trailer de Star Wars Os Últimos Jedi Episódio VIII, sendo seguida por “É muito maior” e “Está na hora dos Jedi acabarem“. O que ele quis dizer com isso? Luke será um Jedi Cinza?

star wars episódio 8 Luke Skywalker Lado Cinza da Força Jedi Cinza

O que é um Jedi Cinza?

No Universo Expandido de Star Wars, antes da Disney o fazer deixar de ser canônico, existia o termo ambíguo Jedi Cinza (Grey Jedi ou Gray Jedi), o qual poderia ser referir tanto a um Jedi que não seguisse a risca o Conselho Jedi (Como Qui-Gon Jinn) quanto a um Jedi que caminhasse na linha entre o Lado Luminoso e o Lado Negro da Força. Nunca houve um Lado Cinza da Força e o código cinza da Força também é apenas fanmade.

Interessante notar que o termo Jedi Cinza pode se referir mesmo aos que não são da Ordem Jedi, mas até aos usuários da Força em geral, assim como o termo Dark Jedi (Jedi Negros) se refere a usuários da Força que usam o Lado Negro e não necessariamente foram Jedi anteriormente. O que isso tudo tem a ver com o trailer de Star Wars Os Últimos Jedi?

star wars episódio 8 Luke Skywalker Jedi Cinza

Teorias sobre o destino de Luke Skywalker

Luke parece ter se tornado um recluso após a queda de sua Academia Jedi pelas mãos de seu aprendiz Kylo Ren (Adam Driver), como vimos em O Despertar da Força, contudo sua real intenção é entender qual foi o erro que ele cometeu e talvez qual o erro que a Ordem Jedi antiga cometera antes dele. Alguns advogam que ele está questionando a real natureza da Força e do Lado Negro.

Outra teoria é que Luke está testando os dois lados e tentando achar o tal equilíbrio, o tal lado Cinza da Força. Essa teoria vem logo antes de O Despertar da Força quando alguns fãs acreditaram que Luke havia ido para o Lado Negro da Força no final de O Retorno do Jedi.

Veja também:  OGame – Conquiste o Universo neste jogo online!

Será essa nova filosofia de Luke uma tentativa de torná-lo mais antiheroi? Infelizmente essa é uma possibilidade.

Midi-chlorians star wars

It’ a trap! Não quebrem os conceitos!

Star Wars sempre foi sobre herois clássicos, pessoas essencialmente boas, que tinham seus conflitos, mas conseguiam resistir às tentações do lado Negro. Jogar o heroi da franquia para ser um antiheroi seria ainda pior do que introduzir uma explicação maluca sobre seres unicelulares simbiontes que vivem nos Jedi e lhes falam sobre a Força (Midi-chlorians), pois igualmente, quebra o conceito de Star Wars.

E uma história sem conceito é uma história genérica e esquecível. Luke resistiu ao Lado Negro e se tornou um Jedi completo, jogá-lo de volta para o conflito é digno de uma novela, sendo preferível matar o personagem como aconteceu com Han Solo.

Se a Disney quer atualizar Star Wars, que não o faça com a DC fez, “darkzando” seus personagens, sem aprofundar-lhes, mas o faça com a Marvel fez, construindo boas histórias sem alterar a alma dos personagens. Se é para tornar a história mais atual, o faça trazendo um enredo mais amarrado como foi em Rogue One e The Force Unleashed.

Um erro comum do público e, consequentemente, dos produtores em geral é achar que um personagem mais dark ou realista é mais denso. Pelo contrário, nós estamos cansados de ver personagens dark totalmente superficiais que só sobrevivem de memes e fanboys. Um exemplo de personagem que não precisou ficar dark para fazer sucesso foi o Capitão América (Chris Evans). De um personagem pouco carismático hoje em dia, ele foi crescendo cada vez mais nos cinemas até se tornar o protagonista dos melhores filmes da Marvel e um dos personagens mais amados pelos fãs.

Veja também:  Star Wars memes: Que a Força esteja com a zoeira

Rey Star Wars A ùltima Jedi lado cinza da força

Uma Nova Esperança – Rey seria a Jedi Cinza

Há também a teoria que, por Luke não mais seguir o código Jedi, o treinamento de Rey (Daisy Riddler) a faz pender para o Lado Negro da Força jogando o último Skywalker na depressão de achar que com sua morte os Jedi terão acabado. Seria então Rey que estaria em dúvida de qual filosofia seguir. Rey seria a Jedi Cinza, fazendo um arco interessante para a personagem, que por ser nova na franquia, é ainda maleável.

Star Wars Os Últimos Jedi Episódio VIII , Luke Skywalker tem tudo para ser um Mestre Jedi incrível, que mesmo desacreditando no código Jedi, o seja, sendo um Jedi Cinza, ensinará Rey a seguir o caminho de tornar-se a Ùltima Jedi.

Star Wars Os Últimos Jedi  estréia em 15 de dezembro, fechando os filmes nerds do ano.

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia também:

Os 5 melhores episódios de Star Trek A Série Original

HEROVIDEO 29: Star Wars vs DC e Marvel trailer alucinante!

De Volta Para o Futuro: 45 curiosidades e easter eggs

Goku vs Superman: O encontro de dois mundos

Street Fighter: Assassin’s Fist – O legado começa aqui!

Com a palavra você está