Google

Sword Art Online Netflix: Série Live Action e Whitewashing

E os fãs de animes foram pegos de surpresa.  A próxima adaptação de anime para uma Série Original Netflix será o sucesso mundial Sword Art Online.

Sword Art Online Netflix Original Series

Sword Art Online netflix soa Kirito e Asuna

Além de Sword Art Online, a Netflix já  adaptou recentemente o anime Boku Dake Ga Inai Macchi em Erased.

O resultado ficou um meio termo entre o anime genial e uma série que tenta dar surpresas ao fãs. Erased foi bem agridoce para mim como fã.

A produção de Sword Art Online Netflix será americana. Contudo os dois protagonistas, Kirito e Asuna, serão asiáticos como Laeta Kalogridis, showrunner de Altered Carbon e a roteirista da série de Sword Art Online conta:

Nós vamos tirar o óbvio do caminho logo. SAO é uma propriedade japonesa na qual Kirito e Asuna, que são os dois protagonistas e são japoneses.

Na série de TV, Kirito e Asuna serão interpretados por atores asiáticos.

Entrevista completa no site Collider.

De acordo com Kalogridis, os personagens secundários poderão ser interpretados por atores de outros americanos e elenco multiétnico, pois o servidor de SOA é mundial.

O fenômeno Whitewashing

Whitewashing ghost in the shell fullmetal alchemist live action

Isso vem de alinhado ao medo de whitewashing que ocorre nas adaptações de animes para Live Actions americanos. O protagonista e grande parte do elenco, o qual originalmente é japonês, se torna branco no Live Action.

Para mim, claro, isso é um bullshit. Tem personagens que o fato de ser japonês faz parte da trama e do cerne do personagem. Em outros, o fato de ser japonês é irrelevante e só ocorre porque o anime é japonês.

Um exemplo claro é Cavaleiros do Zodíaco. Seiya, Shun e Ikki são japoneses apenas porque a trama se passa no Japão.

Veja também:  Trailler da terceira temporada de Clone Wars com cena reveladora!

Se a história for adaptada pelos EUA, eles deveriam ser americanos, sem prejuízo dos personagens ou da trama. Já Shiryu é meio chinês e Hyoga é meio russo. Esses sim são definidos por essa etnia.

Outro exemplo é Fullmetal Alchemist Live Action. Edward Elric e Alphonse Elric são claramente alemães. Ninguém ficou por aí reclamando que colocaram atores asiáticos para representá-los e deixar uma peruca loira safada.

Animes ganhando o mundo

Kirito SOA Sword Art Online netflix luta boss

Com o sucesso de filmes de Superheroi hoje em dia, não é novidade que a indústria de cinema e televisão tem que buscar mais conteúdo para adaptar.

Filmes de games e animes são sempre muito ruins. No entanto, alguns poucos animes estão sendo muito bem adaptados pelos japoneses, como Samurai X e Fullmetal Alchemist.

Em Hollywood, Ghost In The Shell não atingiu o potencial de vendas esperado, mas foi uma produção milionária e que deu visibilidade aos animes.

Com Sword Art Online, o mundo dos animes tem um tema muito bom nas mãos e relativamente fácil de adaptar. Se isso der certo, o futuro dos animes na Netflix e Hollywood pode mudar bastante.

Sempre ficamos no aguardo do filme ou série que irá trazer a febre das adaptações de anime!

Adicione o Heroi X no FacebookTwitterPinterest e Youtube. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia também:

Casais de Naruto: Com quem termina cada personagem?

Top 10 Melhores Animes da Netflix – Qual será o melhor?

Quem é Raio Negro: Origem do heroi e início da série da Netflix

Black Mirror: Top 7 melhores episódios das 4 temporadas

Os Cavaleiros do Zodíaco: Quem venceria a Guerra Galáctica?

Como diria Yoda: com a palavra você está