Google

X-MEN Apocalypse: crítica – Finalmente a origem definitiva dos X-MEN

X-MEN Apocalypse vem em um ano marcado pelo embate entre heróis, primeiro com o sofrível Batman V Superman e depois com o excelente Capitão América Guerra Civil. A terceira parte da nova linha temporal de X-Men foi bastante criticada antes da estreia, porém o filme realmente é ruim ou os críticos da internet estão ficando ranzinzas?

X-Men Apocalypse poster elenco

X-MEN Apocalypse e a terceira origem dos X-MEN

X-MEN Apocalypse lembra muito as histórias em quadrinhos e a série animada dos anos 90. Ela não perde tempo tentando ser realista, mas busca te contar uma história que é ao mesmo tempo origem, continuação e uma nova fase, sem perder o ritmo. Diferente de X-MEN Primeira Classe, ele não tenta contextualizar com a época: Agora os mutantes são o foco do mundo.

Enquanto em X-MEN Dias de Um Futuro Esquecido, nós temos um Charles Xavier (James McAvoy) que não tem mais fé na causa mutante, em X-MEN Apocalypse, nós temos um Magneto (Michael Fassbender) que vive em igualdade com os humanos. O professor Xavier, por si, está exatamente como nos quadrinhos, dando vida ao seu sonho de uma escola que ao mesmo tempo é lar de jovens mutantes, porém sem ensinar-lhes a lutar, sem X-MEN.

No ato de maior polêmica, a Fox decide de vez em engajar Mística (Jennifer Lawrence) como uma heroína. Inclusive os jovens mutantes que conhecemos no filme a tem como heroína e símbolo de esperança. Após os dois primeiros filmes, não dava mais pra dissociar a imagem dessa versão de Raven da função de heroína. A função dela neste filme é exatamente mostrar que seu lado mudou em definitivo na franquia.

X-men ciclope jean noturno

Novos herois e vilões

Já os novos mutantes, esses estão melhores que o esperado. Primeiramente, Sansa Jean Grey (Sophie Turner) ficou excelente, a menina é linda e atua muito bem. Scott Summers (Tye Sheridan) finalmente lidera um pouco o grupo. Noturno (Kodi Smit-McPhee), bem fora seu corte de cabelo, o garoto ficou idêntico ao dos quadrinhos. Já Peter (Evan Peteres), nosso querido Mercúrio, deixou mais uma vez seu rival da versão Marvel Studios no chinelo e protagonizou, assim como em Dias de Um Futuro Esquecido, a melhor cena do filme.

Veja também:  Filme de Assassin's Creed ganha primeiro trailer

Eu fui um dos muitos a criticar a aparência do vilão Apocalypse, contudo isso não me incomodou no filme. Não sei se me acostumei com a versão ou se realmente não incomodou muito na tela. Mas o fato é que En Sabah Nur (Oscar Isaac) é um vilão com motivações críveis: Ele é um mutante que viveu milhares de anos, tem centenas de poderes diferentes que o levam a crer ser um Deus e que deseja subserviência dos humanos ou a destruição deles, o que for mais conveniente no momento.

Os motivos para cada um dos Quatro Cavaleiros seguir Apocalypse também ficaram muito bem explicados. Destacando-se a Tempestade (Alexandra Shipp), alguém que nunca conheceu alguém tão acolhedor a ponto de lhe aumentar os poderes e dizer que era uma Deusa que deveria subjugar quem lhe subjugava. Psylocke (Olivia Munn) e Anjo (Ben Hardy) também não fizeram feio ao lado de seu mestre e completam junto com um revoltado Magneto os Quatro Cavaleiros do Apocalipse.

x-men apocalypse vilão

Com o retorno de Brian Singer, fica claro que haveriam citações aos filmes originais, porém sem perder o foco que a linha do tempo foi alterada. Destaque para a aparição de Wolverine (Hugh Jackman). Outra contribuição de Singer foi para desenvolver a história de origem dos X-MEN, porém sem perder o foco em tentar evoluir imediatamente todos os heróis ao mesmo tempo. Todos tem seus momentos, contudo a evolução é de todos como grupo e da perspectiva de Charles Xavier de o quão importante os X-MEN são para o mundo.

O futuro da franquia para ser não mais focar em origem, mas dar prosseguimento às histórias de Ciclope, Jean e os outros X-MEN conforme o final do filme. Agora que não há mais a obrigatoriedade de contar origens, pode ser um grande momento para focar em sagas dos mutantes nos quadrinhos como a Marvel Studios vem fazendo com seus filmes. Fora o crossover com Deadpool que também pode render alguns frutos no futuro. E Jennifer Lawrece disse que se McAvoy e Fassbender voltarem, ela volta. Não perca tempo Fox, contrate de volta esse povo!

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube, Instagram e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER.

Leia também:

Quem são: Mercúrio e Feiticeira Escarlate – Marvel

Quem São: Cisco Ramon e Caitlin Snow – série Flash

Grande Mestre de Cavaleiros do Zodíaco: Desvendando o mistério

Filme de Assassin’s Creed ganha primeiro trailer

Shurato – Anime Clássico sobre Cavaleiros de Armadura

One Comment

Com a palavra você está