Google

Cavaleiros do Zodíaco Live Action: O que esperar do novo filme?

Cavaleiros do Zodíaco Live Action já está sendo produzido. Prometido há anos, o filme vem numa época em que boas adaptações estão sendo feitas no cinema japonês, como a trilogia Samurai X e o vindouro Fullmetal Alchemist com Ghost In The Shell e Death Note tendo produções orientais. Vamos levantar aqui 3 questões fundamentais para o sucesso da franquia Saint Seiya na versão live action.

Cavaleiros do Zodíaco live action o filme

Cavaleiros do Zodíaco terá atores asiáticos ou ocidentais?

adaptação de mídia nunca é fácil. Especialmente para o público ocidental, a teatralidade da atuação japonesa e o CGI abaixo do nível de Hollywood fazem com que obras baseadas em animes sempre sejam mal vistos por aqui. E quando se fala de Cavaleiros do Zodíaco, 90% do público é de fora do Japão, segundo dados da própria TOEI.

O relato inicial é de que o Cavaleiros do Zodíaco Live Action será rodado em inglês. O que leva a pensar que talvez haja uma ocidentalização dos atores do filme. Com isso, entraria novamente em discussão o fenômeno que é descrito como White Washing, ou seja, colocar atores brancos em papeis que eram originalmente de outras etnias, está sendo massacrado na internet ultimamente.

Todavia seu uso em Cavaleiros do Zodíaco seria totalmente justificável. Afinal, apenas Shiryu e Hyoga tem motivos para serem meio Chines e Russo respectivamente. Seiya, Shun e Ikki são japoneses apenas porque a história de Saint Seiya foi criada no Japão. Se a história fosse localizada, a transformação deles em etnias locais seria altamente justificado. E se acha que a etnia deve respeitar a história original, então reclame de Fullmetal Alchemist usar japoneses com perucas loiras ao invés de contratar um alemão para ser Edward Elric.

Veja também:  Crítica Deadpool: chimichanga, sangue e o melhor da Fox

Então se for para Cavaleiros do Zodíaco O Filme ter uma recepção maior do mundo, a ocidentalização seria totalmente válida, desde que respeite as regras do bom senso para realmente fazer uma boa adaptação.

Cavaleiros do Zodíaco reunidos pose clássica

Como será a produção de Saint Seiya Live Action?

Cavaleiros do Zodíaco Live Action será adaptado pela TOEI em parceria com a pequena empresa chinesa ARGF (A Really Good Film Company). O diretor será o polonês Tomek Bagiński, o qual já foi indicado para o Oscar de animação em 2002 por Katedra (The Cathedral) e já trabalhou com as animações da série de games The Witcher. A produtora é um fator negativo, mas o diretor ganhou pontos. Masami Kurumada está como produtor executivo, embora pareça ser mais um título do que uma função real nos filmes ultimamente.

Em relação a CGI, os japoneses melhoraram muito. Alphonse Elric de Fullmetal Alchemist está excelente, se aproximando muito da qualidade de filmes americanos. Se Saint Seiya seguir com a qualidade parecida em relação a seus golpes, cosmo e cenários, a produção terá uma chance maior de fazer sucesso.

Aliás, a produção terá que decidir entre um visual mais limpo e realista (o que não quer dizer sombrio, ok pessoal?) ou algo mais colorido e carnavalesco. É uma decisão difícil em qualquer adaptação, tanto que Marvel e DC Comics fizeram uma o oposto da outra. No caso da DC, acertou apenas com os Batman do Nolan, o que pode indicar que o visual colorido pode ser mais eficaz.

Seiya vs Shiryu cavaleiros de bronze

Qual arco adaptar para Cavaleiros do Zodíaco Live Action?

Outro ponto altamente problemático: Criar uma história nova ou adaptar uma já existente? No caso de animes, os fãs odeiam que as adaptações criem novas histórias. Logo, o único jeito é adaptar uma das sagas de Cavaleiros do Zodíaco original.

Veja também:  Os Cavaleiros do Zodíaco Soul of Gold: Trailer, imagens e informações

Enquanto para um filme de animação é mais fácil adaptar uma grande saga, num filme a coisas tem que começar mais lentas. Então diferente de A Lenda do Santuário, CDZ Live Action faria melhor por contar bem o início do anime e mangá, a Guerra Galáctica e a luta contra Ikki de Fênix e seus Cavaleiros Negros.

Até porque A Lenda do Santuário mostrou bem que é difícil adaptar a saga do Santuário, a maior icônica de Cavaleiros do Zodíaco, sendo o seu grande mérito a introdução dos cinco Cavaleiros de Bronze de forma rápida e concisa. No entanto, mostrando a Guerra Galática e a luta contra os Cavaleiros Negros, o Live Action ganharia com uma adaptação mais fácil, maior identificação do público com os protagonistas e um arco fechado que serve muito bem de introdução à todo o resto da jornada de Seiya e seus irmãos de bronze.

Ainda haverá muito tempo para falarmos de Cavaleiros do Zodíaco Live Action, visto que ainda não nenhuma previsão de quando será a estréia do filme. Como sempre, quando mais informações estiverem disponíveis, o Heroi X irá te avisar.

Que a Força do Pégasus esteja conosco!

Adicione o Heroi X no FacebookTwitter, PinterestYoutube e Google plus. Entre no grupo HEROPOWER e Cavaleiros do Zodíaco Novas Gerações.

Leia também:

Eizou Hakusho – A continuação de Yu Yu Hakusho

Grande Mestre de Cavaleiros do Zodíaco: Desvendando o mistério

Os Cavaleiros do Zodíaco: Quem venceria a Guerra Galáctica?

Cavaleiros do Zodíaco: Armaduras de Ouro em tamanho real!

Herovideo 32: Cavaleiros do Zodíaco veja as cenas censuradas