Pernalonga: Homenagem ao divertido coelho lunático
|Reúna a leveza de Charlie Chaplin, o humor de Jerry Lewis, a genial psicopatia de Coringa e o poder de alterar a realidade da Feiticeira Escarlate e você terá Pernalonga. Diferente do grande rival, Mickey Mouse, Pernalonga é o tipo de personagem que tem aventuras onde nem sempre ele é a vítima, mas com certeza irá se vingar!
Nesta semana, o Pernalonga faz 75 anos. O primeiro curta-metragem de Bugs Bunny (literalmente coelho errado, nome original de Pernalonga) foi ao ar em 27/07/1940, sendo intitulado The Wild Hare (A lebre selvagem) onde enfrenta seu arquirival Hortelino troca-letras. Criado pelo genial Tex Avery, cuja frase épica foi “Num desenho animado, você pode fazer tudo”, Pernalonga foi o responsável pela quebra do paradigma do conto de fadas de Walt Disney e o surgimento de um novo modo de se fazer desenhos e assim “fundando” os Looney Tunes.
Em 1937, Tex Avery criara o Patolino e colocara um contraponto a ele na forma de um coelho branco antropomórfico com a mesma personalidade do pato doido. Em 1938, foi criado Happy Habbit, um protótipo de Pernalonga, o qual ficou famoso por ser a primeira vez que Mel Blanc dublara o personagem, porém como diferencial, ele utilizou a risada clássica que seria dada a outro personagem: Pica Pau. Ou seja, o Pernalonga primitivo tinha a risada do Pica Pau. Com The Wild Hare, Mel Blanc evoluiu a fala e fez um sotaque novaiorquino do Bronx e Brooklyn e o bordão clássico: “Eh… what’s up Doc?” (Eh… o que é que há velhinho?).
Nos Looney Tunes, Pernalonga quase sempre estava com sua cenoura na boca e tranquilo vivendo sua vida de coelho numa toca quando alguém o interrompia por algum motivo, em geral hostil, pelas mãos de Patolino, Marvin o marciano ou Hortelino, por exemplo. Sendo assim, o Coelho não via outra saída a não ser infernizar tanto a vida do pobre coitado que ele não iria ver outra alternativa a não ser correr para bem longe da Pernalonga.
Com mais de 160 curta-metragens, Pernalonga tornou-se o mascote da Warner Bros. Conseguiu um Oscar, seus Pés na Calçada da fama de Hollywood e um lugar no coração de muitas crianças e adultos.
Adicione o Heroi X no Facebook, Twitter e Pinterest, Youtube. Entre no grupo HEROPOWER.
Leia também:
Desenhos Infantis atuais versus Desenhos Animados antigos
Yu Yu Hakusho: o anime perfeito
Os Cavaleiros do Zodíaco: Quem venceria a Guerra Galáctica?
Batman – O Legado do Morcego: parte 1 – O Cavaleiro das Trevas
Especial de aniversário de 5 anos: Homenagem a Roberto Gomes Bolaños e ao Chaves!
Eu m lembro de um desenho em que Pernalonga ficou chateado porque um coelho valia menos que um animal selvagem. Então, ele aprontou bastante, até o Estado da Flórida ele serrou, para que valorizassem mais os coelhos.